Outubro Rosa: Cabelo e quimioterapia

Estamos em outubro, o mês rosa, parte de uma campanha mundial que visa alertar a todos sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste mês, diversas instituições trabalham com esse assunto estimulando as mulheres para que façam seus exames regularmente. Infelizmente algumas mulheres recebem o diagnóstico de câncer e têm que passar por quimioterapia. Entre os vários pensamentos que passam na cabeça da mulher, um deles é a questão do cabelo, se ele cairá durante o tratamento. Conheça aqui o que é mito e verdade sobre os fios durante a quimioterapia.

Um dos pontos que gostaríamos de lembrar é que há diversos tratamentos para o câncer e a quimioterapia é somente um deles. E o cabelo nem sempre cai durante o processo. Aliás, a toca térmica é um ótimo aliado para poupar o cabelo. Através do resfriamento do couro cabeludo, o método mantém os fios pois evita que o produto aqueça a raiz do cabelo, provocando a sua queda.

Para quem está passando pelas sessões, recomenda-se uma dieta equilibrada, pois ajuda na constituição do cabelo. O consumo de proteínas é chave pois constitui o principal elemento do fio. Vitaminas do complexo A, C e E também são importantes, assim como minerais como ferro, zinco e selênio. A importância do ferro, por exemplo está relacionada ao fato dele fazer parte das células vermelhas, sendo responsáveis por transportar o oxigênio no sangue, levando-o até o couro cabeludo.

O selênio, por sua vez, um mineral encontrado em frutos do mar, nozes, carnes, cogumelos e grãos, cria enzimas antioxidantes que protegem os fios contra danos causados pela poluição e raios Ultra Violeta. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias promovem um couro cabeludo saudável. Já o zinco ajuda na textura e brilho dos fios.

Nesse período, a dica é usar shampoos e condicionadores fortalecedores, assim como produtos com proteínas que vão ajudar no fortalecimento e crescimento do cabelo.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar