Laços* – A importante relação com nossos irmãos

*Por Isabel Christina Mignoni Homem – Professora da Estácio Curitiba

“Seja legal com seus irmãos. Eles são um grande vínculo ao seu passado e possivelmente quem te apoiará no futuro”, já dizia o “filtro solar” há mais de 20 anos.
Minha mãe costuma falar que “a mão tem cinco dedos bem diferentes” quando encontra diversidade entre seus filhos. Essas diferenças entre irmãos os une. É uma experiência que nos completa e nos prepara para enfrentar a vida, mas por ser tão emocional, pode provocar um afastamento no relacionamento, mesmo que indesejado.
Criamos laços emocionais não só com nossos irmãos, mas em todas as relações.

E é bom lembrar que nem sempre as emoções prevalentes são agradáveis: raiva, medo, tristeza… Às vezes fazem o laço estreitar, às vezes afrouxar. Afrouxam tanto que o vínculo pode se romper, mesmo sem querer.

Por sorte, as valiosas vivências entre irmãos, nascidos ou escolhidos, nos permitem adquirir laços eternos, se estivermos maleáveis o suficiente.

Refletindo sobre analogia da minha mãe, os dedos não precisam ser da mesma mão para se entrelaçar e estabelecer um vínculo forte e complementar. Amigos podem ser tão especiais e essenciais quanto nossos irmãos, dando uma definição maior à família.
Família é alicerce, é porto seguro. É saber que sempre haverá abrigo, amor e apoio.

Família é um grande vínculo ao teu passado, é quem te apoiará no futuro. É quem nasceu, é quem você escolheu, é quem você quiser, porque é quem te faz sentir amor.

O importante é criar e cultivar laços, sejam biológicos ou afetivos. Laços fortes, que enfeitem sem acorrentar. Laços com quem nos apoie no futuro, mas principalmente no presente. Com quem te faça sentir, através do laço inexplicável, esse grande vínculo e confiança de ser porto seguro: meus irmãos, meus amigos-irmãos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar