A moda no cinema e na TV
Adoro séries e filmes de época, viajo na história e fico imaginando o trabalho que é produzir todos os objetos que aparecem em cena. Pensa comigo, num filme como Cleópatra (1966) com a belíssima Elizabeth Taylor, todo o trabalho que a produção tem apenas para desenvolver o figurino, nem vamos entrar no campo da ambientação.
Na série Outlander (se não assistiu, assista!), a personagem viaja de 1948 para 1748, e o cuidado com o figurino é impecável. Esses 200 anos faz com que toda equipe de figurinista tenha que estar atento ao que era moda na época, mas principalmente aos materiais que eram utilizados.
O filme, Maria Antonieta (2006) foi muito criticado na época por ter usado um sapato moderno em meio aos utilizados na época. O responsável pelos sapatos que aparecem cena foi ninguém menos que o estilista espanhol Manolo Blahnik, ele apresentou uma releitura dos sapatos usados na época e lá no meio deles é possível identificar um All Star.
É sempre bom relembrar que filmes e séries que são ambientados em determinada época, são uma obra de ficção. Considerando tudo isso eu fico imensamente chateada quando vejo pessoas criticando o figurino de um filme ou série.
Essa semana foram liberadas algumas imagens da atriz Emma Corri, que vai interpreta a princesa Diana na série The Crown, usando uma réplica do icônico vestido de casamento de Diana. E lá, logo abaixo da foto, tinha gente criticando que o vestido não era igual ao da princesa e blá-blá-blá!
Bom, se analisarmos todo o figurino da série, vamos perceber que nenhum dos looks da Rainha Elizabeth II, Princesa Margareth, Princesa Anne e da Rainha mãe, são cópias fiéis. Talvez o que a maioria de nós não saiba é que as peças originais possuem direito autoral, logo a produção do filme pode reproduzir peças inspiradas em, mas nunca uma cópia, a não ser que receba autorização da pessoa que criou a peça.
Mas, porque estou falando isso tudo?
Compartilhei isso tudo com você para te inspirar a assistir filmes e séries de época “botando reparo” no figurino. Atente-se ao trabalho primoroso que a produção tem para nos fazer viajar no tempo.
Ah, aqui vai uma listinha dos meus favoritos:
Downton Abbey
O Tempo Entre Costuras
Velvet Collection
Gran Hotel
Os Mistérios de Miss Fisher
Mr. Selfridge
Anne with E
Orgulho e Preconceito
Até semana que vem!
Dani Valle