Saiba o que acontece com o cabelo na menopausa

Ao longo da vida, o organismo feminino sofre muitas alterações. Algumas são internas e imperceptíveis, enquanto outras se refletem diretamente no psicológico ou na aparência física. A menopausa, período em que acontece o declínio nos hormônios reprodutivos, traz grandes mudanças internas e externas, embora nem todas sejam associadas à sua ocorrência, como é o caso das alterações no cabelo.

Segundo Cristiane Braga, médica dermatologista e nutróloga da Clínica Due, o cabelo também sofre um processo de envelhecimento, caracterizado pela redução da densidade capilar – o número e a espessura dos fios tendem a diminuir, assim como o volume. A Hair Stylist do Shades Studio do Shopping Pátio Paulista, Juliana Fernandes, que é Expert-K da L’Oreal (especialista em Kérastase), concorda, e lembra que a opacidade e o ressecamento também são efeitos da menopausa no cabelo.

“Pode haver uma queda capilar pós-menopausa principalmente por dois fatores, alteração hormonal ou perda na ancoragem dos fios, que é a forma como esses fios se fixam no couro cabeludo”, explica a dermatologista. Ela esclarece que a ancoragem pode ser perdida por processo inflamatório, por deficiência nutricional ou ainda por uma queda fisiológica causada pelo próprio envelhecimento. Em relação à questão hormonal, existem dois fatores bem importantes. “Com a falência ovariana por conta da menopausa, os ovários perdem a capacidade de produzir o estrógeno, um hormônio feminino, o que causa uma queda capilar acentuada. Muitas pacientes passam por uma queda grande no início da menopausa. Além disso, em um outro processo hormonal, a testosterona acaba sendo revertida em di-hidrotestosterona, que é o hormônio da calvície, o que piora esse afinamento dos fios”, exemplifica. 

Muitas vezes, as mulheres só percebem essas mudanças após uma intensa redução de volume dos fios. No entanto, o diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para manter o cabelo saudável após a entrada nesta fase, por isso é importante realizar um acompanhamento dos níveis hormonais através de exames laboratoriais regulares. “Além do balanceamento hormonal, que deve ser orientado por um médico, também é importante tratar o cabelo com produtos cosméticos para ajudar a suprir suas necessidades”, argumenta a Hair Stylist. 

De acordo com a Especialista Shades, o ressecamento e a opacidade dos fios são amenizados com tratamentos continuados de nutrição capilar, que devem ser feitos no salão e complementados em casa com produtos específicos de uso diário. Esse tipo de tratamento age por meio de ativos como lipídeos, que fazem a lubrificação da fibra capilar e atuam na reposição de água, o que alinha as cutículas do cabelo e o deixa com mais brilho e maciez. “Uma das opções mais poderosas existentes hoje no mercado é o ácido hialurônico, um poderoso restaurador que tem a função de proteger a fibra capilar e proporcionar aos fios restauração e nutrição. Quando combinado com o complexo de glicopeptídeos, que age diretamente sobre a raiz do fio, proporcionando ao bulbo capilar um ambiente propício contra o enrijecimento do revestimento do colágeno, deixa o cabelo nascer forte, saudável e encorpado. Esses ativos são encontrados no Ritual Densifique de Kérastase”, recomenda Fernandes. 

No quesito dermatológico, a nutróloga acrescenta que o cabelo está intimamente ligado à alimentação, ou seja, para ter um cabelo saudável é preciso ter reservas nutricionais de vitaminas, oligoelementos, minerais e proteínas, encontrados em uma alimentação saudável e equilibrada. “Para quem deseja esconder os fios brancos, fazer uma cobertura parcial com colorações menos agressivas e aumentar o intervalo entre as aplicações é uma boa opção. Outro ponto importante é manter o cabelo muito bem hidratado, porque a coloração dificulta a entrada de água nos fios. Substâncias emolientes e hidratantes são muito importantes nessa fase, para fazer uma compensação”, completa Braga.   

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar