Enxerto de gordura se torna grande aliado para correção de procedimentos mal realizados

O enxerto de gordura é uma importante ferramenta para reposição e aumento de tecidos moles, presente no armamento do cirurgião plástico. Isso aconteceu, após a descoberta da existência de células-tronco misturadas ao tecido adiposo. Assim, quando um enxerto de gordura é realizado, ao mesmo tempo ocorre o enxerto de células de gordura e células-tronco, que proporcionam diversos benefícios no local onde são introduzidas.

“O enxerto de gordura consiste na utilização da gordura lipoaspirada tratada por lavagem em soro fisiológico e decantada, ou seja, uma gordura purificada e com células-tronco, que possuem alto poder para regeneração de outros tecidos. A abundante quantidade de células-tronco com propriedades de restabelecer vascularização e funcionalidade, promove a melhora na qualidade dos tecidos adjacentes, tais como em áreas irradiadas e com fibrose, além de reporem o volume”, explica o cirurgião plástico Luiz Haroldo Pereira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O médico, com mais de 40 anos de experiência e pioneiro da Lipoaspiração no Brasil, conta que o enxerto de gordura tem muitos benefícios e várias aplicações:” Pode ser utilizado para dar volume corporal, tanto nos glúteos como nas coxas, pernas e na face. Também pode ser utilizado nas reconstruções mamárias após um câncer de mama e é um preenchedor ideal para deformidades de contorno”.

O cirurgião plástico conta ainda que o enxerto de gordura se tornou um grande aliado na correção de sequelas causadas por lipoaspirações malsucedidas. É comum em alguns casos de Lipoaspiração, a retirada excessiva de gordura, comprometendo o resultado e deixando “depressões” no corpo da paciente. Esse resultado pode ser transformado através da Lipoenxertia.

“Apesar da lipoaspiração ser um procedimento seguro, se mal feita ou se realizada por profissionais com pouca experiência, pode gerar irregularidades e assimetrias. Essas depressões deixam a paciente insatisfeita com o próprio corpo, e muitas vezes desconfortável com novos procedimentos cirúrgicos. A Lipoenxertia, nesses casos, pode devolver a autoestima da paciente, e quebrar preconceitos sobre a segurança do procedimento”, afirma Dr. Luiz Haroldo.

Dr. Haroldo também que não existem contraindicações para o uso de enxerto de gordura e sim limitações quando a área doadora é pequena, além da extrema importância na hora de escolher o profissional que irá realizar o procedimento:

“A gordura abdominal, dos flancos, dorso, culote e joelho são excelentes áreas doadoras. O enxerto de gordura está indicado em qualquer área corporal ou da face. Eu utilizo com mais frequência para aumentar os glúteos e repor volume facial, e sobretudo nas complicações pós lipoaspiração mal realizadas, em especial por não cirurgiões plásticos. Infelizmente”.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar