Dentista fala sobre os diferentes materiais usados nas lentes de contato dental

Febre entre artistas e influenciadores, as lentes de contato dental são objetos de desejo de muitas pessoas, mas antes de se submeter ao procedimento é preciso se atentar a algumas questões.

Irreversível 

Todo mundo sonha com o efeito que as lentes de contato dão aos dentes, aquele sorriso de comercial de pasta de dentes, que todo mundo comenta “Uau! O sorriso!”, mas é bom se atentar ao fato que ao colocar as lentes de contato, não será mais possível retirar o material. A dentista Erika Abreu, do consultório Boutique no Rio de Janeiro, explica: “É importante ressaltar que é um tratamento irreversível, uma lente somente pode ser substituída por outra”.

Preparação dos dentes para o procedimento

Quem vê o resultado, não imagina o processo.  Os dentes nem sempre se adaptam imediatamente às lentes e, por causa disso, é necessário dar uma removida naquelas pontinhas que não encaixariam perfeitamente. “Precisamos preparar o dente para receber as lentes de contato definindo as margens da lente e removendo todos os ângulos que podem fazer a lente não se adaptar intimamente com o dente. Muitas vezes esse preparo é muito discreto! Chamamos de preparos minimamente invasivos”, disse a dentista Rachel Abreu.

Há diferentes tipos de materiais

As pessoas que usam óculos já sabem: lente de contato é uma coisa feita sob medida – e com as lentes dentárias não poderiam ser diferentes. São muitas espessuras e, portanto, muitos materiais diferentes. Erika Abreu ressalta, “Existem diversos materiais para lentes e facetas que são escolhidos de acordo com cada caso, levando em condições a estética, a resistência e o custo. A escolha do material varia a cada caso individualmente”.

Prós e contras da lente de contato dental

Nem tudo é um mar de rosas, né? O sorriso fica maravilhoso? Com toda certeza, mas o procedimento às vezes pode não ser a melhor opção para você. “Ela pode mais invasiva do que um tratamento de restauração em resina, porém ela é muito mais resistente e consideravelmente mais estética”, conclui Rachel.

Já fez a listinha de prós e contras e ainda quer as lentes? Vá em frente! Com todas as informações em mãos, o procedimento pode ser feito sem dúvidas e inseguranças.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar