Dor de dente no frio? Dentista aponta as 5 principais causas para o aumento da sensibilidade

O tempo esfria e você sofre com dores no dente? O que na maioria das vezes causa este desconforto é a sensibilidade dental.
“A sensibilidade acontece, na maioria das vezes, quando existe algum tipo de desgaste na camada mais externa do dente, que é o esmalte. Isto causa a exposição da dentina, uma camada interna que se liga aos nervos dos dentes. Ao ter contato com bebidas ou alimentos quentes, frios, doces ou ácidos, pode ocorrer uma  sensação de dor e desconforto por conta do esmalte fragilizado. Essa sensação também pode ser desencadeada  pelo frio e pelo estresse, sendo intensificada de acordo a área e profundidade da dentina exposta”, explica a dentista Erika Abreu, do consultório Boutique no Rio de Janeiro.
A profissional destaca que para tratar esta alteração e aliviar os sintomas ,é necessário se consultar com o dentista, que pode indicar o fortalecimento das áreas sensibilizadas com opções de cremes dentais específicos e, se necessário, restaurar as áreas que perderam o esmalte.
Erika também elencou as principais causas da sensibilidade dental:

1.  A escovação incorreta

Escovação muito agressiva ou com escova de cerdas duras pode favorecer o desgaste do esmalte provocando sensibilidade

2. Retração da gengiva

É a diminuição da gengiva que cobre um ou mais dentes, e pode acontecer devido a doenças periodontais, escovação errada  ou oclusão errada e resulta na maior exposição da dentina, deixando os dentes mais sensíveis.

3. Ranger os dentes durante a noite

O bruxismo, que é uma condição em que a pessoa range involuntariamente os dentes à noite, pode resultar no desgaste do esmalte de vários dentes, aumentando a sensibilidade.

4. Tratamentos dentários

Tratamentos dentários como clareamento ou limpeza podem aumentar a sensibilidade dos dentes, uma vez que provocam uma erosão temporária do esmalte dentário .

5. Consumo de alimentos ácidos

O consumo frequente de alimentos muito ácidos como limão, vinagre e vinho podem desgastar o esmalte e aumentar a sensibilidade nos dentes

Tratamento

De acordo com Erika, o dentista deve primeiramente investigar a causa e depois indicar o tratamento mais apropriado. Eles vão desde mudanças de hábitos até a cirurgias.
Os principais tratamentos:
-Uso de flúor em contato com os dentes por alguns minutos, para fortalecer a superfície dentária e aliviar as áreas sensíveis;
-Recobrimento das áreas que perderam esmalte, com material restaurador.
-Tratamento com laser que contém ação analgésica e anti-inflamatória para reduzir hipersensibilidade e acelerar a composição da camada que cobre os dentes;
-Cirurgia para corrigir a retração gengival.
-Alteracoes de hábitos alimentares e força na escovação.
-Fazer bochechos e usar um creme dental especialmente formulado para aliviar a sensibilidade dentária, como Sensodyne repair & protetic para ação a longo prazo e mais duradoura ou Sensodyne rápido alívio para ação mais imediata, entre outros cremes dentais .

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar