Olhar em foco

Com o uso das máscaras de proteção, que escondem boa parte do rosto, não sobrou muitas regiões da face que ficam visíveis. Uma dessas áreas que ganhou evidência foi a dos olhos. Inclusive, existem diversos fatores que podem contribuir na construção de um olhar bonito. Por isso, a dermatologista Luciana Garbelini, da Clínica Luciana Garbelini de São Paulo esclarece algumas dúvidas e destaca os melhores cuidados que essa parte tão delicada do rosto necessita.

Rotina, alimentação, sono, esses são alguns fatores que podem ser refletidos no olhar. Cuidar dessa região do corpo, não significa se preocupar só com os olhos, mas com o conjunto que serve de moldura para eles. E isso inclui a pele dessa área e suas especificidades. “A pele ao redor dos olhos é mais fina, seca e vascularizada, diferente do rosto, por isso a importância do uso de produtos específicos”, explica.

Além disso, formulas próprias para a região reduzem a chance de irritações e favorecem a penetração de substâncias. “Os veículos e concentrações são adequados e podem ser personalizados conforme a intenção do tratamento e de acordo as características dessa pele”, diz a médica.

Para uma rotina básica de skincare, que inclui essa área, a dermatologista indica demaquilantes com base oleosa ou hipoalergênicos, além de sabonetes líquidos neutros. Também recomenda aplicar uma camada fina de antioxidantes pela manhã e outra mais espessa de nutritivos ou hidratantes à noite para acordar com as pálpebras mais hidratadas. “E protetor solar no rosto inteiro, incluindo as pálpebras,” destaca Luciana.

Os produtos mais interessantes para essa parte do rosto, de acordo com a dermatologista, no geral contam com: retinol ou glicólico em baixa concentração, para estimular turn over celular e tratar rugas. Vitamina K, cafeína e derivados para melhorar a circulação e o arroxeado. Tensores como argireline para disfarçar a flacidez. Hidratantes como ácido hialurônico para preencher as rugas finas e craquelados, clareadores como vitamina C e niacinamida.

Já sobre o uso das ‘eye masks’ e se seria interessante investir na novidadea médica explica que usa-las ou massagear a área com cremes específicos são atitudes equivalentes. “Colocar uma máscara ou depositar uma camada mais grossa de hidratante proporciona um efeito intensificado.” Assim, as ‘eye masks’ acabam entrando como uma opção para dar uma inovada na hora de cuidar da área dos olhos.

Principais problemas

Segundo a especialista, as principais queixas que chegam ao seu consultório e estão relacionadas à região dos olhos são olheiras profundas, melânicas (marrom) ou vasculares (arroxeadas). Além de rugas finas de expressão abaixo dos olhos por flacidez, bolsas e excesso de pele nas pálpebras superiores e inferiores.

A dermatologista explica que, além dos cuidados diários, existem procedimentos estéticos que podem ser usados para suavizar alguns dos quadros. Um deles é a toxina botulínica, que relaxa a musculatura e alivia as rugas de expressão. Também o skinbooster (hidratação injetável) para hidratação das rugas. O jato de plasma para contração do excesso de pele e pequenas bolsas e o ultrassom microfocado para o arqueamento de sobrancelhas. Atualmente, ainda existe a técnica Fox Eyes, que eleva a extremidade lateral das sobrancelhas com fios de sustentação.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar