Conheça um pouco mais dos alimentos funcionais e os seus benefícios – Afina Menina

Conheça um pouco mais dos alimentos funcionais e os seus benefícios

Os alimentos apresentados produzem efeitos benéficos à saúde e funções nutricionais básicas

Manter uma alimentação equilibrada é um fator importante para a manutenção da saúde, além de diminuir potencialmente o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes. Só que é preciso consumir regularmente e balancear o cardápio, já que ninguém aguenta comer por muito tempo sempre as mesmas coisas.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos por meio da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano.

São inúmeros os alimentos que podem ser considerados funcionais, o Sítio A Boa Terra destacou alguns que podem ser entregues na porta da sua casa. Confira:

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Cebola e alho: auxiliam na redução do colesterol, além de melhorar o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico.

Couve-flor, repolho, brócolis, couve de bruxelas e rabanete: auxiliam na prevenção e no tratamento de alguns tipos de câncer, como o de mama.

Frutas cítricas: atuam na prevenção de certos tipos de câncer, além de possuir anti-inflamatória e antioxidante.

Tomate e goiaba: possuem ação antioxidante e auxiliam na redução dos níveis de colesterol e prevenção do risco de câncer de próstata.

Abacate: previne a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. A fruta também apresenta ação anticancerígena, imunológica e hipotensora que reduz a pressão arterial.

Espinafre e couve: Ação antioxidante e proteção contra degeneração macular que são alterações na visão, além de catarata

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Cenoura, manga, abóbora, acerola e pêssego: possuem ação hipotensiva que reduz a pressão arterial.

 

Importante lembrar que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada e com a presença de atividades físicas.  Se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

 

Fonte: A Boa Terra

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