Aplicativo incentiva cuidados com Covid-19

. O Coronavírus está no ar o tempo todo

Errado: Somente quando alguém infectado tosse ou espirra em um quarto, por exemplo. Então, ele permanece no ambiente até meia hora mais ou menos.

. As pessoas infectadas não são igualmente contagiosas, no começo e no fim do período de infecção.
Certo: Acredita-se que as pessoas sejam mais contagiosas no início de sua doença, quando começam a sentir sintomas. Isto ainda não é uma verdade científica, porém…

. O sintoma mais claro de que a pessoa pegou o Coronavírus é a falta de ar.
Errado: É um conjunto de sintomas. Pode ocorrer febre, dor de garganta, tosse seca, dores pelo corpo e dificuldade para respirar (em casos mais graves), secreção nasal (menos frequente)

Essas são algumas das 700 questões que estão no aplicativo ‘Alívio Coronavírus’, para que o “jogador” avalie se é Certo ou Errado. Gratuito e criado após intensa pesquisa realizada pelo idealizador Julio Troncoso, pesquisador experiente e PhD em Comportamento pela Cornell University (EUA), o app visa ajudar a população em geral a se proteger do vírus por meio de informações seguras, sobretudo neste momento de flexibilização em meio à pandemia. Tanto que tem o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica da Faculdade de Medicina de Jundiaí – FMJ (SP).

“O app tem o objetivo de instruir de forma lúdica e fácil toda família. Nesse momento de pandemia aproximar as pessoas da internet e levar conhecimento sobre o Coronavírus é fundamental para evitar a desinformação e as fake news“, explica Troncoso.

Seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde – OMS, mais do que um aplicativo o ‘Alívio Coronavírus’ é um projeto, uma compilação das melhores práticas adotadas e medidas de segurança que constam de fontes seguras, como: NatureThe Lancet, Organização Mundial da Saúde, Centers for Disease Control and Prevention e PubMed. As afirmações do app serão constantemente atualizadas.

O novo aplicativo é um lançamento do Dor Crônica – O Blog, projeto filantrópico de educação em dor no Brasil, idealizado por Troncoso, com consultoria de Rosana Pereira, administradora de empresas com pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas. Criado em parceria com a empresa Overtime Studios, “Alívio Coronavírus” permite jogar sozinho ou com um oponente. A resposta correta é fornecida em seguida da jogada, acompanhada de uma explicação científica. Acertos e erros significam avançar em um tabuleiro virtual ou retroceder no percurso, com o número de casas dado aleatoriamente por uma roleta. Das questões, 50 são dedicadas às crianças com abordagem especial: são ilustrações e todas as perguntas são faladas.

‘Alívio Coronavírus’ está disponível gratuitamente no Google Play para celulares Android: https://bit.ly/alivio-coronavirus. E em breve estará também no Apple Store para sistemas IOS. Neste link um vídeo de 30 segundos explica como funciona o app: https://youtu.be/Wduqwyfb7pk

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar