Moda é…

Nessa primeira conversa quero falar com você sobre o que é moda?

Se consultarmos o dicionário ele vai dizer que moda é: algo passageiro, de acordo com o gosto do momento. E é exatamente esse ponto que eu quero destacar.

De acordo com o momento!

Tenho certeza que você, assim como eu, já se deparou com fotos antigas e pensou: Meu Deus! como tive coragem de usar “isso”? Vou te falar que de acordo com o momento “isso” era estar na moda.

Moda é comportamento, é comunicação, é mensagem, é protesto, é atitude.

Ao longo da história, ela foi tudo “isso”. Não foi à toa que Maria Antonieta perdeu a cabeça! Sim, a Revolução Francesa, digamos assim, também foi influenciada pela extravagante moda da corte de Luís XVI.

Na era vitoriana (1838 – 1901), as mortais crinolinas eram sinal de status social. Já no período entre as duas grandes guerras (1914 – 1945), com todas as restrições que o mundo sofria, a moda teve grandes mudanças, e um dos nomes dessa mudança foi Coco Chanel, ao dar mais flexibilidade a silhueta feminina. E com a chegada dos baby boomers à idade adulta, a moda foi utilizada como forma de protesto nos movimentos sociais pós-guerra.

Hoje quando falamos em moda, logo vem a nossa mente o fast-fashion, moda criada para ser descartável, substituída rapidamente de acordo com o momento.

E ao mesmo tempo que vivemos o fast-fashion, vivemos um período de mudança de comportamento, de comunicação, de mensagem, de protesto, de atitude.

Que nos leva a refletir sobre:

Qual a nossa atitude diante de moda? Como nos posicionamos em relação ao fast-fashion, as tendências, ao consumo?

Afinal, a moda vai muito além do vestir!

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