Moda é…
Nessa primeira conversa quero falar com você sobre o que é moda?
Se consultarmos o dicionário ele vai dizer que moda é: algo passageiro, de acordo com o gosto do momento. E é exatamente esse ponto que eu quero destacar.
De acordo com o momento!
Tenho certeza que você, assim como eu, já se deparou com fotos antigas e pensou: Meu Deus! como tive coragem de usar “isso”? Vou te falar que de acordo com o momento “isso” era estar na moda.
Moda é comportamento, é comunicação, é mensagem, é protesto, é atitude.
Ao longo da história, ela foi tudo “isso”. Não foi à toa que Maria Antonieta perdeu a cabeça! Sim, a Revolução Francesa, digamos assim, também foi influenciada pela extravagante moda da corte de Luís XVI.
Na era vitoriana (1838 – 1901), as mortais crinolinas eram sinal de status social. Já no período entre as duas grandes guerras (1914 – 1945), com todas as restrições que o mundo sofria, a moda teve grandes mudanças, e um dos nomes dessa mudança foi Coco Chanel, ao dar mais flexibilidade a silhueta feminina. E com a chegada dos baby boomers à idade adulta, a moda foi utilizada como forma de protesto nos movimentos sociais pós-guerra.
Hoje quando falamos em moda, logo vem a nossa mente o fast-fashion, moda criada para ser descartável, substituída rapidamente de acordo com o momento.
E ao mesmo tempo que vivemos o fast-fashion, vivemos um período de mudança de comportamento, de comunicação, de mensagem, de protesto, de atitude.
Que nos leva a refletir sobre:
Qual a nossa atitude diante de moda? Como nos posicionamos em relação ao fast-fashion, as tendências, ao consumo?
Afinal, a moda vai muito além do vestir!