Desorganização mental e do espaço físico na adolescência, como resolver?

Não é incomum vermos em filmes quartos de jovens totalmente desarrumados. Roupas para todos os lados, no chão principalmente e misturadas a todos os tipos de coisas. Esses cenários demonstram a fase característica da idade em que aspectos da personalidade estão se modelando. Mas o filme acaba e na vida real é preciso seguir em frente para que comportamentos como estes não se tornem hábitos ruins a ponto de os indivíduos perderem o controle da própria vida.

Segundo Rafaela Oliveira, especialista em organização e criadora do canal Organize Sem Frescuras (1,4 milhões de inscritos) a desorganização externa reflete a interna, portanto há uma forma de ajudar os adolescentes a passarem essa fase com seus quartos arrumados e a saúde mental em dia. Como a organização é um aprendizado, que pode inclusive ser ensinado às crianças, Rafa separou algumas dicas para serem praticadas com os jovens no âmbito mental e também no espaço físico.

Para a mente:

– Organizar os pensamentos: é preciso colocar no papel. Incentive o adolescente a escrever todas as suas tarefas, desta forma ele esvaziará a mente e se sentirá aliviado e confiante de que tudo está organizado.

– Pratique o Detox: a quantidade de informações pode gerar muitas crises de ansiedade, o que é bastante comum nos jovens, e isso atrapalha completamente o cotidiano deles, principalmente aquela que está confinada. É necessário que tenham um respiro mental, deixem de lado todas as plataformas com atividades físicas, livros, jogos, trabalhos manuais, etc.

– Desconecte: é difícil controlar! Mas as pessoas nem sempre postam o que vivem, e, em alguns casos, essa enxurrada de “vidas perfeitas” podem causar frustrações desnecessárias. É importante desconectar, mais ainda, escolher os conteúdos que vão consumir.

–  Novos hábitos: Podem ser pequenas atitudes e tarefas que vão mudar a vida de uma pessoa completamente. São posturas diárias e insistentes que podem fazer com que eles organizem a cabeça e os espaços físicos de forma prazerosa e eficiente.

Espaço Físico:

– Crie Rotinas: o hábito da organização começa com cronogramas. Compromissos criam responsabilidade. Se seus filhos dormiam cedo para ir à escola, e as aulas on-line continuam pela manhã é preciso seguir as regras. Nada de ficar acordado a noite toda!

– Liste as atividades mensais ou semanais: crie calendários com o adolescente, anote todas as atividades que ele tem ao longo da semana ou mês. Importante que fique visível, dessa forma ele saberá o que fazer, como por exemplo faxinar o quarto.

– Sapatos: Faltou espaço para os sapatos? Sem problemas, tem diversas ideias bacanas e sustentáveis para eles criarem a própria sapateira. 1 – Garrafas PET lavadas e cortadas a parte de cima se tornam excelentes para armazenas sapatilhas, chinelos, sandálias ou até aqueles tênis mais finos. 2 – Tábua de madeira ou pallets com rodinhas, vira um organizador de sapatos bem bolado para aproveitar o espaço debaixo da cama. 3 – Caixotes de feira para organizar, decorar e encantar!

– Armários: primeiro faça com o jovem uma boa seleção do que pode ou não ser doado. Isso certamente já abrirá um bom espaço nos armários e será um exercício mental valioso. Agora a meta é deixar tudo bem visível e acessível, principalmente as roupas mais utilizadas. Abuse dos organizadores, eles reduzem à metade as tarefas de organização, protegem as roupas do pó e do tempo e contribuem para aproveitar melhor os espaços. Se vocês souberem usar direitinho cada item, a organização com certeza será um sucesso. A seguir alguns itens: caixas podem guardar roupas trocadas das estações, biquínis, acessórios, sapatos menos usados e que requerem mais cuidados. Gavetas de TNT com zíper são ótimas para guardar roupas de cama, roupas delicadas, blusas de frio (quando está no verão), entre outros e deixam as roupas ficam protegidas do pó e mofo. O modelo com visor são os melhores, pois facilita na hora da procura. Colmeias organizadoras de gavetas: elas organizam meias e roupas íntimas. As “Space Bags”: este organizador é fechado a vácuo com ajuda de um aspirador de pó e deixa qualquer roupa super compacta (parece mágica), é excelente para ganhar espaços dentro do armário e perfeito para guardar as roupas de cama.

Vale lembrar que tudo deve ser feito em família. É muito importante que todos sejam envolvidos no processo de organização. Até porque para manter organizado o esforço é diário. Para mais dicas de como organizar a casa, do home office à geladeira conheça o Organize sem Frescuras.

 

Fonte: Rafaela Oliveira – Assessoria

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar