Coronavírus ou Ansiedade? Incerteza e sensação de desamparo podem causar sintomas físicos e confundir a população – Afina Menina – Um Portal para todas Nós

Coronavírus ou Ansiedade? Incerteza e sensação de desamparo podem causar sintomas físicos e confundir a população

Coronavírus ou Ansiedade? Incerteza e sensação de desamparo podem causar sintomas físicos e confundir a população

Clusters de contaminação também chamam atenção na plataforma covid.tummi.org

Depois de mais de três meses em casa, como você está se sentido? Quem já não perdeu o sono, teve medo ou angústia diante desse cenário tão incerto? As dúvidas são muitas e afetam a saúde física e emocional.

O que você mesmo pode ter constatado, tem sido visto na prática pelos voluntários da plataforma covid.tummi.org. Como o atendimento funciona? As pessoas que estiverem com tosse, febre, falta de ar e outros desconfortos respondem um questionário elaborado por pneumologistas e são encaminhadas para atendimento on-line com um dos médicos. O site também oferece um questionário para avaliar estresse, ansiedade e depressão dos pacientes. Se ele indicar a necessidade de atendimento, a pessoa é encaminhada para consulta on-line com uma equipe de psicólogos e psiquiatras voluntária.

Até agora o Tummi já fez quase 1.500 atendimentos. 891 para sintomas de Covid 19 (63%) e 519 para problemas psicológicos (37%). Aqui entra uma situação que tem chamado atenção da equipe. Muitos pacientes entram em contato com a equipe médica descrevendo ou referindo falta dar, sintoma do Coronavírus, mas que em alguns casos podem ser provocada pela ansiedade.

Medo de morrer, respiração curta, falta de ar, suor nas mãos são sintomas físicos da ansiedade ou até mesmo de crise de pânico. Em tempos de pandemia, as pessoas podem confundir com a sintomatologia clínica causada pelo vírus. A psiquiatra e psicanalista BetinaTeruchkin, uma das voluntárias do Tummi, alerta que buscar ajuda por especialista qualificado é fundamental. Ela diz que pacientes com histórico de doenças cardíacas ou respiratórias devem procurar seus médicos clínicos para descartar seus problemas físicos de base. A contaminação pelo Covid 19 também precisa ser avaliada, podendo ser feita com a consulta no próprio Tummi. Quando os sintomas são realmente de ansiedade, a especialista recomenda a busca por avaliação e tratamento especializado, sendo a psicoterapia uma das principais modalidades indicadas, podendo ou não ser acompanhada de medicação. A equipe nota que os pacientes também se beneficiam de práticas auxiliares como a prática de ioga, exercícios físicos e relaxamento.

A plataforma tem sido procurada por pacientes de todo o Brasil. Os estados com mais atendimentos são:

São Paulo 29%
Rio Grande do Sul 19%
Rio de Janeiro 11%
Minas Gerais 6%

Clusters – Outro aspecto que vem sendo observado é a contaminação nas famílias. Segundo a Dra. Alessandra Morelle, uma das criadoras do Tummi, os médicos tem percebido que as pessoas estão se infectando em casa. “Um familiar sai para trabalhar ou fazer compras, contrai o vírus e acaba passando para os outros membros”, diz a oncologista.

O trabalho do Tummi ganhou no último mês o apoio da indústria farmacêutica Roche, que está divulgado o trabalho dos voluntários junto aos médicos de todo país. Eles podem se inscrever diretamente no site para participar do projeto também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *