A importância dos cuidados In & Out na saúde das unhas

A importância dos cuidados In & Out na saúde das unhas

A combinação destes dois fatores reforça a eficácia no seu fortalecimento

 

A Síndrome das Unhas Frágeis, também chamada como unhas fracas, atinge cerca de 20% da população, sendo principalmente encontrada nas mulheres. Ela se caracteriza pelo aumento da fragilidade das unhas, tornando-as mais suscetíveis à quebra, descamação e imperfeições. Os principais fatores que desencadeiam essas alterações são: exposição a agentes químicos, como solventes, formaldeído (presente em alguns esmaltes); fungos e traumas repetitivos (como digitação). Segundo a nutricionista e consultora da Naiak, Karla Maciel, a falta de nutrientes também pode afetar a saúde das unhas.

Para tratar esta síndrome de forma eficaz, a nutricionista aponta que é fundamental levar em consideração o tratamento In & Out. “O cuidado “In” envolve aliar uma alimentação equilibrada e incluir suplementos alimentares específicos, de forma que haja uma nutrição efetiva que permite que se reflita no adequado funcionamento de todos os sistemas do corpo e, consequentemente, ocorra uma melhora da qualidade e aparência das unhas. E, somado a isso, temos o cuidado externo, o “Out”, através do uso de nutricosméticos, ou seja, produtos que são formulados com ingredientes que têm uma função muito maior do que apenas ‘embelezar’, mas que promovem funções específicas, como hidratação, fortalecimento e nutrição, permitindo um tratamento em conjunto e completo”, explica.

Quando pensamos nos nutrientes importantes para a saúde das unhas, é fundamental atentar-se àqueles que são importantes para a formação de queratina e colágeno, já que essas proteínas são as suas principais constituintes, comenta Karla. A biotina é um desses nutrientes, pois atua na síntese de queratina, e pode ser encontrada em alimentos, como o ovo, castanhas e cereais integrais. Além disso, ela também pode ser suplementada, conforme reforça um estudo realizado por Costa, Nogueira e Garcia, que avaliou seu papel na melhora do quadro de síndrome de unhas frágeis.

Alimentos ricos em enxofre, como brócolis, couve-flor, repolho, couve manteiga, são importantes para a resistência da unha. “Uma vez que esse elemento químico contribui para as pontes de dissulfeto de cisteína, ligações que estabilizam as proteínas da unha, permitindo uma maior firmeza”, pontua Karla. Vitaminas do complexo, C e E, selênio e proteínas de alto valor biológico, ou seja, aquelas que possuem todos os aminoácidos que o corpo não consegue produzir, são essenciais para a síntese de queratina e colágeno e também podem ser suplementados, destaca a nutricionista.

Outra opção de suplementação indicada por Karla é a com peptídeos de colágeno, que também beneficia o crescimento da unha, propiciando o seu fortalecimento. Um estudo realizado em 2017 Hexsel e colaboradores reforçou isto. Os participantes que foram suplementados tiveram um aumento da taxa de crescimento das unhas e diminuição na frequência das unhas quebradas.

E para complementar os cuidados e a busca por um resultado eficaz é importante o uso de um nutricosmético. Ele irá atuar diretamente na unha, além de reduzir a exposição a agentes que desencadeiam a síndrome, como formaldeído, tolueno e outros que são encontrados em bases e esmaltes convencionais. O uso de bases fortalecedoras, com associação de ativos foi objeto de um estudo conduzido por Pinheiro e colaboradores, e demonstrou que a combinação complementa o tratamento e acelera a melhora do quadro.

Indicação de produtos

Naiak se preocupa com o cuidado e nutrição in&out e por isso tem uma dupla de produtos imbatíveis: o VMC Nails, base fortalecedora hipoalergênica, 5 free, vegana e formulada com ativos que promovem nutrição, hidratação e entre outros benefícios às unhas e o V8M2C, um suplemento alimentar completo em cápsulas, composto por oito vitaminas, dois minerais quelados e colágeno Verisol®, promovendo o cuidado integrado e efetivo da saúde das unhas!

Compre em nossa loja virtual: www.naiak.com.br

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar