Kurma Spa ensina o poder do toque – Afina Menina – Um Portal para todas Nós

Kurma Spa ensina o poder do toque

Kurma Spa ensina o poder do toque

Técnicas que usam estímulos em pontos específicos do corpo, como a acupuntura, são bem conhecidas. Usando o mesmo raciocínio também é possível ativar diversas áreas do corpo por meio de massagem ou pressão, desde que realizadas da maneira adequada e nas regiões corretas. “Alguns pontos quando estimulados permitem equilibrar a energia e fortalecer o sistema imunológico, além de trazer vitalidade. Aliviam o estresse e a ansiedade, combatem a insônia e acalmam a mente e o coração,” é o que explica Dani Cruz, terapeuta corporal do Kurma Spa, espaço integrado de beleza, saúde e bem-estar.

De acordo com a terapeuta, o corpo tem alguns microssistemas, que estão localizados nos pés, mãos e orelhas. São pontos que compõem essas regiões e que se conectam ao organismo como um todo. “Uma massagem nos pés, por exemplo, vai trazer alívio para o corpo inteiro.” Dani também destaca que ao ‘ativar’ essas áreas e pontos específicos acontece uma estimulação de nervos que estão ligados ao sistema nervoso central. “Isso vai disparar uma mensagem para o corpo, dependendo do ponto estimulado,” destaca.

Da cabeça aos pés

Para promover um relaxamento completo, é possível estimular diversos pontos no corpo. Mas também a forma de executar a massagem é importante. Esta deve ser feita através de pressão, movimentos circulares e deslizamento. “Parar por 3 minutos aproximadamente em cada ponto já é suficiente,” completa.

Para começar a terapeuta indica massagear ou pressionar o ponto chamado VG20, que fica no topo da cabeça. “Ele é o Chakra coronário”, explica Dani. Que também sugere juntar as duas mãos, entrelaçando os dedos, e fazer movimentos circulares na região. “Se quiser ser mais pontual vá com as pontas dos dedos e massageie. Esse ponto acalma a mente, traz serenidade e relaxamento, diminui a ansiedade e trata distúrbios do sono.”

Outro ponto interessante de ser estimulado é o Yintang. Este se localiza entre as sobrancelhas e corresponde ao Chakra frontal. “Ele acalma a mente, abre a conexão da intuição, melhora a respiração e diminui a cefaleia. Também é excelente para quem tem problema de insônia”. Dani indica fazer movimentos circulares e também subir com a ponta do dedo até o meio da testa, ‘puxando’ levemente a região. Alternando os dedos indicadores das duas mãos em um movimento contínuo. “Fazer uma pinça com os dedos e massagear a sobrancelha, abrindo para a lateral, ajuda na respiração. Isso porque abre os pontos perto do canal lacrimal. Também é interessante fazer uma massagem nas têmporas,” indica a terapeuta.

Ao passar a mão na nuca, é possível sentir uma vértebra mais aparente no final do pescoço. Ela é chamada de grande vértebra, ou VG14. Segundo Dani Cruz, estimular este ponto é bom para a imunidade, acalma e clareia a mente. Além de diminuir o estresse e melhorar a rigidez cervical. Dani aconselha alternar entre massagear a região com as pontas dos dedos de forma circular e pressionar. E também sugere fazer com a mão uma concha e dar leves batidas para ativar esse ponto. “Essa vibração traz um relaxamento.”

Para completar a terapeuta indica estimular o ponto F3. Este está posicionado no dorso do pé, na depressão entre o primeiro e o segundo dedo. “Acalma a mente e é um ponto miorrelaxante, ou seja, causa relaxamento do sistema músculo esquelético. E ainda trata enxaqueca”.

Outros pontos

O VC17 corresponde ao Chakra cardíaco e fica localizado no peito, entre os mamilos. Seu estímulo fortalece o sistema imunológico, acalma o coração e a sensação de opressão no tórax, explica Dani. “Pressione e faça movimentos circulares com as pontas dos dedos de ambas as mãos. Sempre se lembrando de respirar profundamente.”

Ainda tem o IG4, um dos pontos mais conhecidos. Fica entre o polegar e o indicador, sobre a saliência muscular, no fim da prega que se forma ao colocar os dois dedos em paralelo. Estimular essa região promove relaxamento e bem-estar, fortalece o sistema imunológico e está relacionado ao alívio de dor. No entanto, gestantes devem ter cuidado, por ser um ponto muito sensível, como frisa Dani: “Ele estimula a contração uterina. Para as grávidas é melhor não utilizar esse ponto, ou fazer uma massagem mais suave.” E indica: “Em todos os pontos se pode usar um óleo para facilitar os movimentos.”

Auriculoterapia

Na orelha existem pontos relacionados com diversos órgãos e suas funções. Esse conhecimento milenar vem através da medicina tradicional chinesa, e mais especificamente da técnica chamada auriculoterapia. “O terapeuta utiliza o pavilhão auricular para diagnosticar e tratar diversas patologias,” explica.

Dani indica alguns pontos a ser estimulados. Um deles está localizado na junção do lóbulo com o rosto. Este auxilia na ansiedade, destaca. E completa: “A parte mais saltada e curva da orelha representa a coluna. A parcela de baixo seria a cervical e indo para cima a lombar.”

Segunda ela, todos os órgãos e todas as suas funções, como endócrinas e hormonais, estão localizadas nas orelhas. Assim, uma massagem nessa região além de ser relaxante e uma forma de autocuidado, traz benefícios para o corpo todo. “É incrível como ao mexer na orelha é possível senti-la esquentar e ficar vermelha. Está havendo uma ativação da circulação, trazendo energia para a área.” Mas Dani lembra: “É importante estimular os dois lados,” finaliza.

 

Sobre o Kurma Spa                                                                                                         

O nome Kurma foi inspirado no significado da palavra tartaruga em sânscrito, utilizada para simbolizar solidez, estabilidade, longevidade e determinação. E é essa imagem que o espaço escolheu para representá-lo.  Localizado no Alto de Pinheiros, o Kurma é um Spa completo que oferece mais de 60 opções de serviços voltados aos cuidados com o corpo e mente. No Kurma Spa, encontra-se o que há de melhor e mais atual em atividades físicas, tratamentos corporais e faciais, promoção da saúde, terapias de relaxamento, estética, beleza e autoconhecimento. Com profissionais altamente capacitados, são realizadas somente terapias e procedimentos seguros, com eficácia comprovada.

www.espacokurma.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *