Estimular a memória afetiva ajuda a lidar com a ansiedade

Estimular a memória afetiva ajuda a lidar com a ansiedade

Projeto desafia alunos a construir cortina de mil tsurus durante a pandemia

As atividades manuais são grandes aliadas para controlar sentimentos de ansiedade e insegurança que podem surgir devido ao distanciamento social. Fazer origamis, as famosas dobraduras de papel, é uma prática muito benéfica que, além de trazer bem-estar, incentiva a união familiar, criando novas memórias afetivas.

Pensando nisso, surgiu o projeto “Construindo boas memórias afetivas”, que propôs aos alunos dos 6ºs anos do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba, a construção de uma cortina de tsurus (origami que representa uma ave considerada sagrada no Japão, o grou). Cada aluno vai confeccionar um fio com tsurus, em casa, e quando as aulas presenciais retornarem, todos os fios serão reunidos para montar a cortina de mil dobraduras.

“A memória afetiva está ligada aos sentidos. São sons, cheiros, sabores que nos levam de volta a uma situação agradável e fazem parte do desenvolvimento de todos nós”, explica a professora Aline Costa Lima Cardoso Ciurzynski. “Nosso objetivo é aproveitar o tempo em casa para criar momentos que possam ser especiais. Fazer origami em família é uma atividade lúdica que traz conversas, momentos e resgates especiais, e também será lembrado no futuro”, comenta.

No Japão, a lenda diz que a cortina de tsurus simboliza prosperidade, sorte, felicidade, esperança e longevidade. “A ideia desse gesto é unir as famílias e fortalecer vínculos para nos ajudar a superar desafios e adversidades”, conclui a professora. Aline lembra que isso é importante especialmente neste período de pandemia, em que a rotina de todos mudou de forma bastante impactante.

O projeto, que faz parte da disciplina de Desenvolvimento Acadêmico, Pessoal e Social, conta também com atividades de professores de outras áreas do conhecimento, que trarão receitas de família, hobbies, esportes e atividades marciais.

Confira como fazer um tsuru:

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar