Mudanças nos hábitos de higiene irão provocar uma reação em cadeia na sociedade – Afina Menina

Mudanças nos hábitos de higiene irão provocar uma reação em cadeia na sociedade

Mudanças nos hábitos de higiene irão provocar uma reação em cadeia na sociedade

Por Rafael Nasser *

O coronavírus chegou ao Brasil logo após o Carnaval e, nos últimos três meses, fez os brasileiros mudarem completamente suas rotinas. A necessidade da quarentena e do isolamento social fez muitas empresas adotarem o home office, enquanto outros serviços essenciais, como supermercados e farmácias, desenvolveram métodos para evitar aglomerações nos estabelecimentos. A principal transformação, contudo, é interna: a adoção de novas formas de higiene e prevenção que, no fim, desencadeia um processo que vai impactar setores inteiros do país.

A preocupação com a higiene passou a fazer parte do dia a dia dos brasileiros. Dois levantamentos realizados pelo Instituto QualiBest mostram esse fenômeno. Em março, logo após a confirmação dos primeiros casos de coronavírus no país, dois terços da população (66%) admitiram ter mudado hábitos de limpeza. Já na primeira semana de maio, quando o país se aproximava da marca de 10 mil mortes por conta da doença, esse indicador passou para 94%, com o álcool em gel sendo o item preferido na hora de limpar superfícies e higienizar as mãos.

Se for possível apontar algum legado positivo na pandemia de COVID-19, certamente é o maior cuidado com higiene e limpeza. Afinal, o avanço desse quesito está intimamente ligado a uma melhoria da saúde e qualidade de vida da população em geral. O rápido avanço do coronavírus, sendo o contato humano a principal forma de contágio, evidenciou a necessidade de todos reverem comportamentos e condições sanitárias no dia a dia. Agora, certamente é uma preocupação que vai perdurar por um bom tempo, uma vez que os benefícios e a conscientização se tornam mais presentes.

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As novas medidas em relação à higiene também provocarão transformações em setores inteiros. Para evitar aglomerações, espera-se que, mesmo após a pandemia, as pessoas deem preferência aos canais digitais na hora de consumir algo. Devido à doença, os mais idosos, que naturalmente tinham uma menor aceitação de serviços on-line, foram praticamente forçados a aderir ao comércio eletrônico. Certamente o e-commerce vai aumentar sua participação no total de vendas. O varejo, portanto, vai mudar, e as marcas que forem mais rápidas ao perceberem isso ganharão a preferência dos consumidores.

A reação em cadeia que todas essas mudanças podem trazer para a economia e a vida em sociedade ainda é uma incógnita. Há uma série de fatores envolvidos, e o Brasil ainda luta para conter o avanço da doença. Além disso, vivemos um momento de tensão política, agravado pela situação econômica e fiscal. É evidente que o PIB vai sofrer retração em 2020 e tanto o poder público quanto a iniciativa privada precisam compreender essas mudanças. Para melhorar, é preciso haver um esforço organizado entre todas as esferas políticas para a retomada da economia e do emprego ao longo do ano.

Não é exagero dizer que o mundo não será mais o mesmo após a pandemia de COVID-19. O que antes fazia sentido e era inquestionável passa, evidentemente, por uma análise mais crítica a partir de agora. Situações que eram rotineiras, como ir ao mercado para fazer compras, passam a ser consideradas arriscadas devido ao perigo do contágio e por existir uma alternativa viável como o e-commerce. Deste momento em diante, o que importa é cuidar da nossa higiene e, consequentemente, ganhar qualidade de vida no futuro.

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* Rafael Nasser é cofundador da FreeCô, o primeiro bloqueador de odores sanitários do Brasil – freeco@nbpress.com 

 

Sobre a FreeCô

Primeiro bloqueador de odores sanitários do Brasil, a FreeCô surgiu em 2015 como um produto inovador no setor de higiene pessoal com o objetivo de contribuir para o bem-estar das pessoas. Nos últimos anos, a empresa expandiu a atuação, desenvolvendo novas fragrâncias e novos formatos, além de investir em novos itens, como o FreeCô Pro, ideal para espaços corporativos, e o FreeWipes, lenço umedecido antisséptico que substitui o álcool em gel na higienização de mãos e superfícies. Para saber mais, acesse: http://www.freeco.com.br/

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