Centro Shiwa Lha promove encontro com a Monja Robina Courtin

Centro Shiwa Lha promove encontro com a Monja Robina Courtin

 

Em virtude do cancelamento da vinda da monja ao Brasil o centro promoverá ensinamentos online com temas que variam da busca pela felicidade, ao caminho da compaixão e à mente ilimitada

Centro Shiwa Lha, centro de estudo de Budismo tibetano, com sede no Rio de Janeiro promoverá rodada de ensinamentos com a Monja Ven. Robina Courtin, conhecida por seu estilo direto, bem humorado, e muitas vezes intenso de apresentar o Budismo. Inicialmente programado para ser um evento presencial com a participação dela, que retornaria ao país após quase uma década desde a sua última visita, o evento agora acontecerá online, entre os dias 20 e 28 de junho. Além dos horários adequados ao fuso horário brasileiro, o evento contará com tradução online para o português, e será realizado com a plataforma de comunicação por vídeo, ZOOM.

Entre os temas abordados nos ensinamentos promovidos por Ven. Robina Courtin estão a busca instintiva pela felicidade, e como assumir a direção de sua vida, mantendo um dia a dia pacífico e saudável, com métodos práticos para olhar para dentro e compreender a sua mente e suas ações. Outro ensinamento, intitulado “Quando acaba o chocolate”, abordará as perspectivas e ferramentas para nos ajudar a entender a raiz do sofrimento e a encontrar uma felicidade que seja verdadeiramente indestrutível, disponível em todos os momentos, lugares e circunstâncias — até mesmo quando o chocolate acaba. Outro ensinamento será sobre o caminho da compaixão, para que as pessoas possam entender que não é suficiente pensar na compaixão como ser apenas uma pessoa boa, mas que é necessário desenvolver um firme compromisso fundado na razão. Finalizando, a monja falará sobre vacuidade e mente ilimitada.

O evento online acontecerá entre os dias 20 e 28 de junho. Nos dois finais de semana a programação contará com 4 horas por dia de ensinamentos, duas horas no período da manhã e duas horas no período da tarde. Na terça e quinta feira, haverá ensinamentos de 2 horas cada dia, a partir das 20 horas.

Para Tenzin Namdro, diretora do Centro Shiwa Lha, a Ven. Robina Courtin tem uma habilidade de comunicar os ensinamentos budistas de forma clara e direta. “Venerável Robina Courtin tem uma abordagem direta e clara em seus ensinamentos, ao mesmo tempo compassiva e intensa, sobre os mais diversos aspectos da vida do ponto de vista budista, o que torna qualquer ensinamento com ela fundamental em tempos de pandemia.”, destaca ela.

Sobre Ven. Robina Courtin

 

Venerável Robina Courtin, dinâmica e renomada professora australiana, teve uma vida particularmente turbulenta. Cresceu como católica em uma família violenta e até abusiva na Austrália estudou canto clássico antes de embarcar em uma jornada em busca “da verdade, do panorama geral, de uma visão de mundo coerente e de liberdade”.  Aderiu à política negra em Londres, tornou-se uma feminista radical e praticava artes marciais, antes de encontrar seus mestres.

No final dos anos 1970, aos 31 anos, foi ordenada monja budista. Desde então, tem trabalhado incessantemente para seus mestres, Lama Thubten Yeshe e Lama Zopa Rinpoche e para a fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT).

Ao longo dos anos, atuou como diretora editorial da Wisdom Publications, foi editora da Mandala Magazine, diretora executiva do Liberation Prison Project e atua como professora internacional de Budismo, ministrando essa filosofia em diversos lugares do mundo. Sua vida e trabalho com prisioneiros foram apresentados nos aclamados documentários Chasing Buddha e Key to Freedom.

Viaja incansavelmente pelo mundo conferindo ensinamentos budistas com seu estilo marcante. É franca, ardente, apaixonada, calorosa e engraçada e fala com clareza e precisão rápidas.

Serviço

Ensinamentos Ven. Robina Courtin

(Assuma a direção de sua vidaQuando o chocolate acabaO caminho da compaixão e Vacuidade e mente ilimitada)

De 20 a 29 de junho

20, 21, 27 e 28 de junho – 10h às 12h e 14h às 16h

23 e 25 de junho – 20h00 às 22h00

Contribuição sugerida, de modo que todos tenham acesso aos ensinamentos e possam praticar a generosidade fazendo uma doação.
Uma única inscrição dá o direito a assistir todos os ensinamentos.
Mais informações: https://shiwalha.org.br/eventos/robinabrasil/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar