O que devo comer no jantar?

Diretora técnica da Eden Clinic, Marcia Simões, indica alguns alimentos que devem acompanhar a janta daqueles que praticam esportes físicos como a das artes marciais

O jantar é conhecido como a refeição que fecha o dia, na qual toda a família se reúne após um longo dia, trocando ideias, piadas e experiências. Mas, por outro lado, uma grande dúvida paira sobre essa refeição: o que comer?

Quando se pratica esportes como o das artes marciais, esse cuidado com a alimentação noturna se torna ainda mais especifico: segundo a médica e diretora técnica da Eden Clinic, em Curitiba, Marcia Simões, o mais importante, ao indicar uma rotina alimentar, é considerar o estado nutricional do aluno, ou seja, se ele tem um peso dentro da normalidade, se está com sobrepeso ou se está abaixo do peso para uma luta, incluindo verificar se este possui um metabolismo acelerado e perde peso com facilidade. “Todos esses fatores são determinantes para a escolha dos nutrientes e das quantidades a serem ingeridas”, comenta.

Marcia aponta que se o aluno, por exemplo, deseja perder peso, o ideal é não consumir carboidratos a noite e montar um prato com proteína (como carne, peixe ou ovos), legumes e saladas. “Uma dica bem legal para o inverno é fazer uma sopa com esses mesmos ingredientes”, sugere. Já, para quem tem um peso adequado ou ainda quer aumentar a massa magra, a médica sugere o acréscimo do carboidrato nessa refeição da noite.

“O consumo de gorduras saudáveis na janta, como a das carnes de animais, o óleo de coco, oleaginosas (castanhas, nozes, pistache dentre outros), da manteiga ghee, banha de porco, do bacon, abacate e da gema de ovo, por exemplo, também são muito importantes, pois são a base para a formação de todos os nossos hormônios, principalmente a testosterona – que é fundamental na produção de músculos e aumento da força e performance física”, aconselha Marcia.

Faça dessa refeição noturna, além de agradável por ser seu momento junto à família, uma refeição saudável, consumindo alimentos e quantidades adequados para seu objetivo de melhorar o seu desempenho físico cuidando da sua saúde.

“Para saber os alimentos e a quantidade que deve consumi-los, não deixe de consultar um profissional da área”, alerta, por fim, Simões.

Serviço: Eden Clinic                           

Dra. Marcia Simões – CRM 33207

Médica e Diretora Técnica da Eden Clinic

Tel: (41) 3501-9358

E-mail: contato@edenclinic.com.br

Site: http://www.edenclinic.com.br/

Endereço: Rua Padre Anchieta, 2050, Bigorrilho, Curitiba -Pr.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar