Nova Inglaterra lança Fibra Nutritiva de Banana na FISA 2018 – Afina Menina

Nova Inglaterra lança Fibra Nutritiva de Banana na FISA 2018

A Nova Inglaterra vai lançar a Fibra Nutritiva de Banana, primeiro produto do mercado elaborado com cascas de banana madura, durante a Fi South America que acontece de 21 a 23 de agosto no Transamérica Expo Center, em São Paulo.Em seu estande a empresa irá apresentar essa novidade que concentra todos os benefícios da casca da fruta, reconhecida por seu alto teor nutricional e pela grande concentração de fibras insolúveis e sais minerais, além de ser rica em potássio, triptofano e luteína e ter propriedades antibióticas, antifúngicas e enzimáticas.

A Fibra Nutritiva de Banana é feita a partir do processamento de cascas de banana maduras que são descartadas pelas indústrias que fabricam banana passa, doces e polpa de banana. Disponível na versão adoçada com açúcar demerara e formato pellet, essa novidade foi desenvolvida para incrementar o sabor dos alimentos e seu valor nutricional.

Para produção da Fibra Nutritiva de Banana as cascas são submetidas a um processo de desidratação osmótica que concentra todos os seus benefícios. Com isso, o que era antes descartado pelo mercado agora é transformado em um ingrediente com altíssimo valor nutricional.

A iniciativa de aproveitar os nutrientes desse “subproduto” que é rejeitado pelo mercado e transformá-lo em um produto que pode ser utilizado pela indústria na composição de alimentos saudáveis surgiu quando o gestor da empresa, John Laurino, visitou um dos seus clientes que processava alimentos com a fruta e viu toneladas de cascas de banana sendo descartadas. A partir daí, começou a realizar pesquisas para comprovar os benefícios da casca de banana e a desenvolver um sistema de desidratação e adequação do produto para ser comercializado no mercado.

Nesse processo as cascas de banana são higienizadas, mergulhadas em uma solução hipertônica a base de açúcar demerara e, em seguida, colocadas no desidratador. “Usamos açúcar demerara por ser natural e para dar maciez, reduzir o amargor, melhorar o sabor e despertar o aroma da fibra. Com esse processo desenvolvemos o primeiro sistema de reaproveitamento de cascas maduras que, além de concentrar os nutrientes desse produto tão rico, também contribui para reduzir o impacto que o descarte dessas cascas provoca no meio ambiente”, explica Laurino.

“Estamos produzindo a Fibra Nutritiva de Banana em duas unidades fabris, uma em Minas Gerais e outra em Santa Catarina, para oferecer esse produto para a indústria que pode utilizá-lo na produção de alimentos funcionais como barras energéticas, de cereais e de proteínas, granolas, snacks e cookies. Esse lançamento também pode ser usado nos setores de food service, panificação e de chocolates e comercializado a granel em empórios e lojas especializadas ”, acrescenta.

O produto já está sendo vendido para algumas indústrias mas Laurino quer ampliar sua produção e, para isso, está disposto a desenvolver parcerias com empresas ou cooperativas que produzem alimentos com a fruta, possuem desidratador e têm um descarte superior a 2 toneladas de cascas por mês. “Vamos oferecer toda estrutura, serviço de consultoria e licenciar todo o processo para empresas interessadas em fazer parcerias e depois, inclusive, poderemos comprar a produção dos nossos parceiros”, finaliza.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA FIBRA NUTRITIVA DE BANANA

Cálcio

1480 mg por 100 g – (148% da IDR)

Ferro

19 mg por 100 g – (138% da IDR)

Potássio

13.743 mg por 100 g – (292% da IDR)

Zinco

10 mg por 100 g – (136% da IDR)

Magnésio

378 mg por 100 g – (145% da IDR)

Fibras

17 g por 100 g – (68% da IDR)

 

CONFIRA OS BENEFÍCIOS DA CASCA DE BANANA

A banana é rica em vitaminas A e C, mas sua casca traz mais nutrientes e benefícios que a própria polpa da fruta. Além de apresentar um teor de minerais superior em relação a própria fruta, contém quantidades elevadas de vitaminas fibras e Magnésio que previne a diabetes e mantém a saúde do sistema nervoso.

A casca de banana também contém triptofano, aminoácido essencial que aumenta os níveis de serotonina no corpo e afeta o humor positivamente. Além disso, possui mais fibras solúveis e insolúveis em comparação com as outras frutas que promovem movimentos intestinais, reduzem a prisão de ventre, auxiliam na digestão e podem reduzir os níveis de açúcar e colesterol no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, reduzindo inclusive as chances de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Rica em minerais como o cálcio e potássio, importantes para a formação de dentes e ossos, para evitar fraqueza e fadiga muscular e prevenir cãibras, a casca de banana também possui polifenois e carotenoides, fitoquímicos com propriedades antioxidantes que reduzem o estresse oxidativo e neutralizam os radicais livres em vários órgãos, incluindo a pele.

A casca também possui luteína, um carotenoide que protege os olhos dos danos dos radicais livres, dos riscos de catarata e de degeneração macular, além de filtrar os raios UV prejudiciais e prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, acelera o metabolismo, pois possui amidos resistentes que o organismo demora mais tempo para digerir e não são tão prejudiciais quanto os refinados, além de ter propriedades antibióticas, antifúngicas e enzimáticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *