Memórias para uma casa de férias permanente: ap. se transforma para acolher a saudade

Jovem casal de mudança de cidade projeta refúgio com memórias deixadas para trás e abre espaço para construção de novas; em dois meses, eles engravidaram (:

Transformar um apartamento de 80m² com uma planta desafiadora em um refúgio foi a missão que a equipe Casamar, um escritório de arquitetura e design de interiores do sul do país, recebeu de um jovem casal em mudança de cidade. O imóvel, localizado em Guaratuba, no litoral do Paraná, se tornou um espaço confortável, funcional e repleto de histórias.

O jovem casal se mudou de Florianópolis para Guaratuba por questões profissionais. A família, então, encomendou a reforma do apartamento de 80 m² com um briefing muito claro: eles queriam memórias do que estavam deixando para trás para poder construir vida nova em um novo estado. Dois meses depois, sob a liderança de Priscila Poli, head designer de Casamar, o projeto transformou o espaço em uma verdadeira “casa de férias permanente”, preservando acontecimentos familiares do passado e deixando o terreno fértil para o futuro.

A planta original do apartamento apresentava uma cozinha que dificultava a integração familiar – algo tão desejado pelo recém-casal. “O principal obstáculo foi integrar a cozinha ao restante do apartamento, pois a planta original a deixava isolada”, explica Priscila Poli.

“Nós entendemos esta integração como o coração da casa. Um lugar para tomar um café da manhã demorado, para compartilhar conversas importantes, ou para simplesmente fazer companhia um para o outro durante a preparação de um almoço. A solução foi criar uma bancada que serve como um ponto de entrada, harmonizando cozinha, sala de jantar e sala de TV em um espaço coeso e convidativo”, continua a designer.

A cozinha, apesar de permanecer na mesma localização, foi totalmente repensada. A área destinada ao preparo de alimentos foi otimizada, enquanto uma nova bancada oferece um espaço para refeições rápidas, essencial para a rotina do jovem casal.

Uma cristaleira foi especialmente planejada para dar espaço às memórias: como o casal estava mudando de estado, queriam objetos que remetessem à família e amigos sempre próximos. “A cristaleira, de certa forma, emoldura todo esse amor que eles carregam, e que parte ficou na cidade natal”, detalha Priscila.

A sala de TV, a “cereja do bolo do projeto”, segundo a designer, foi equipada com um sofá automatizado reclinável e retrátil, e uma TV grande com sistema de som integrado. “O momento de namoro deles é assistir filmes e séries, ambos são bem caseiros, então esse foi um ponto de nossa atenção. Fazer um cinema em casa”, continuou Priscila.

Como o hobby da dupla é estar em casa, a lareira foi estrategicamente instalada na sala principal. “Traz o charme e o aquecimento extra ao espaço, perfeito para as noites de inverno”, pontua a designer. A escolha de tons claros e materiais como mármore também foi proposital: ajudou a iluminar o ambiente, compensando a baixa entrada de luz natural.

Os quartos foram pensados para oferecer o máximo de conforto e funcionalidade. Um dos quartos foi adaptado como escritório, pronto para se transformar em um quarto de bebê futuramente. “Dito e feito: dois meses depois da mudança eles engravidaram”, conta Priscila.

A área externa, antes subutilizada, ganhou vida com um paisagismo cuidadosamente planejado. Vasos e plantas foram escolhidos para serem de fácil manutenção, trazendo a natureza para dentro do ambiente e proporcionando um espaço perfeito para apreciar o pôr do sol. “É o que gostamos de chamar de apartamento com cara de casa. Queríamos criar um refúgio onde o casal pudesse se desconectar da rotina agitada e se reconectar um com o outro. E é tudo que a Casamar acredita: um lar que carrega a energia de casa de férias”, explica a designer.

A história por trás do projeto acrescenta uma camada emocional significativa. A mãe do cliente, preocupada em proporcionar um novo lar acolhedor para seu filho e sua nora, participou ativamente do processo. “Ela queria que o filho se sentisse em casa e acolhido no novo ambiente”, revela Priscila, que destaca a importância da personalização e do cuidado com os detalhes.

“O projeto não apenas entregou um apartamento funcional e bonito, mas também um lar onde memórias foram preservadas e novas serão construídas e a família poderá crescer em um ambiente harmonioso e propício para o amor. Assim como a gente acredita”, finaliza.

Sobre Casamar

Casamar é um hub de inovação em arquitetura e design de interiores para casas de férias. Instalada em um ícone da arquitetura modernista do Paraná, assinado por Lolô Cornelsen, a Casamar é um templo de design que oferece soluções completas para quem pretende construir, reformar ou decorar. Especialistas em transformar casas conectadas ao mar e à natureza, é uma loja-conceito que entrega do 1º desenho ao 1º jantar.

Fotos:

Bruno Carlesse

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar