Além do idioma: a importância da fluência acadêmica em língua inglesa na Educação Básica
Aprender um idioma é essencial, mas, para além da proficiência em uma segunda língua, especificamente em língua inglesa, é importante o contato com a nova cultura e aprendizados que auxiliem em áreas comuns e práticas do dia a dia, como os estudos e o trabalho. Esse aprendizado pode ser trabalhado já na Educação Básica por meio do ensino bilíngue com uma série de abordagens que se diferenciam do aprendizado comum. O Diretor de Ensino e responsável pelo Ensino Bilíngue da Escola Vereda Edson Moscoso aborda os pontos centrais e que reforçam a importância desse aprendizado.
Começar desde cedo
Parece muito precoce falar de fluência acadêmica em uma segunda língua para estudantes do Ensino Fundamental (6 a 14 anos). Mas muitos estudos já comprovam que essa é a etapa ideal para o aprendizado, como é o caso do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que divulgou em 2018 dados que comprovaram que a melhor idade para começar um novo idioma é por volta dos 10 anos.
Acompanhamento pedagógico de quem já conhece o estudante
Existe uma rotina e uma proximidade entre as crianças e os adolescentes e a equipe pedagógica da escola, o que oferece um repertório prévio e um conhecimento sobre as dificuldades e facilidades individuais de cada estudante. No processo de aprendizagem de inglês voltado para a fluência acadêmica, isso possibilita que a instituição de ensino tenha um melhor acompanhamento do aprendizado do idioma.
Nível de fluência não é tão importante assim
No programa bilíngue, é treinado o contato com disciplinas como ciências, matemática, estudos sociais, linguagens e artes, fazendo uso do inglês. Sendo assim, não é importante classificar o nível de fluência já existente em cada aluno ou aluna, mas separá-los em grupos conforme o ano escolar. Desta forma, a matéria abordada estará em consonância com o que se desenvolve na formação regular ministrada em língua portuguesa. Isso faz com que aprimorem mais as habilidades de interpretação e assimilação.
Vocabulário acadêmico e conhecimento cultural mais relevantes
Há um grande enfoque cultural e comunicacional no projeto pedagógico, de forma que é incentivada a troca entre as crianças e jovens e a imersão cultural no campo da nova língua. O ideal visado pelo curso bilíngue centra-se no desenvolvimento plural do jovem na língua estrangeira, de forma que o conhecimento linguístico se consolide com propriedade, amplitude e usabilidade
Para isso, professores trabalham com um material didático que tenha uma abordagem mais ampla, muito além da aplicabilidade do verbo “to be” por exemplo. Na Vereda, uma parceria com Be Education, representante, no Brasil, da NatGeo Education possibilita essa abordagem mais ampla.
“O objetivo é que os estudantes tenham um desenvolvimento e processo de troca não só do conhecimento do idioma, mas de diversas frentes de saber que serão trabalhadas, tudo para que ocorra um crescimento plural”, conclui o diretor. Na Escola Vereda (Mooca – São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo), as inscrições para o Programa Bilíngue estão abertas, junto com os cursos do contraturno, reformulados e adaptados para o ano letivo de 2021 e o ensino híbrido. Mais informações aqui.