O novo ciclo do grupo Velho Oriente
Os tempos são outros. Mesmo perante o desconhecido é tempo de empreender com responsabilidade. Mais do que isso; tão diferentes que podem inspirar novos horizontes. Tempo de aprender. Tempo para tirar do papel um sonho planejado com muito carinho e cuidado, pensando no futuro do planeta, no estilo de vida das pessoas e na importância do afeto que pode ser em forma de comida.
Após quase duas décadas de trabalho, conquistas, amizades e muita gratidão, o Restaurante Velho Oriente abre espaço para um novo momento. “Assim como em 1974, o libanês Jean Abdo, Seu Jean, como era conhecido pelos clientes, atravessou do Líbano para o Brasil atrás de um sonho. Após uma viagem ao Líbano, trago esse mesmo espírito aventureiro, na mala de volta comigo”, conta Vaneska Berçani, sócia proprietária do grupo Velho Oriente.
A vontade de mudar e trazer o Líbano moderno e vibrante para Curitiba está presente há anos com a empresária, mas foi em seguida sua volta que tudo começou ganhar forma. Trazer uma Beirute cosmopolita e o estado de espírito de alegria e acolhimento de seu povo está mais presente do que nunca no DNA do grupo Velho Oriente. Inspirados no povo que não abandona suas raízes e tradições, mas que está aberto a novas experiências e vivências. Um povo local sem deixar de ser global ao mesmo tempo.
E agora, em um tempo tão desafiador, viver novos momentos é a escolha. E assim surge o Mezmiz! Uma nova ideia, com conceito e estilo! Uma casa nova, no mesmo bairro, com o mesmo DNA e sabor.
Um novo modelo de negócios, trazendo mais conveniência e experiências, no lugar do tradicional restaurante. Mezmiz, “comer, beber e conversar todos juntos ao mesmo tempo”. É a cozinha afetiva criada para partilhar o ritual de bocados de boa comida em boa companhia, com histórias, experiências, risadas e opiniões em qualquer lugar que você queira estar. “Sentimos que ficar longe de quem amamos é ruim e por isso mesmo queremos valorizar cada minuto da vida, criando momentos especiais ou momentos mezmiz como falamos com carinho”, conta.
O espaço foi especialmente criado em um imóvel na mesma região, no bairro Água Verde, mas agora na Rua Brasílio Itiberê, 4412. Na verdade, do outro lado da rua. “Não queríamos sair da região onde começamos. Este bairro representa muito para nós.”, diz Vaneska.
Um espaço moderno, onde a simplicidade e a preocupação com a qualidade permanecem, mas agora sem o tradicional salão árabe. “A ideia é ser mais um local para comer do que um restaurante”.
O design, baseado no conceito omnichannel (é uma estratégia de conteúdo entre canais que as organizações usam para melhorar sua experiência do usuário e conduzir melhores relacionamentos com seu público nos pontos de contato) e foi criado pensando integrar as funcionalidades do espaço físico e tecnologia. Oferecendo assim ao cliente, a mesma experiência, tanto na loja física quanto na “online”, possibilitando realizar pedidos por multicanais, encontrar produtos de conveniência na loja “grab and go”, ou ainda desfrutar do espaço para pequenas porções servidas no local.
O cuidado com o projeto não para por aí: em parceria com o Studio MG2, Arquitetura, a sustentabilidade é o foco do novo espaço. Grandes janelas, facilitando a ventilação e a iluminação natural, sistema de captação de água da chuva, destinação consciente dos resíduos orgânicos para compostagem, dos materiais recicláveis e sistema permanente de renovação de ar fazem parte do projeto. “Nossa maior preocupação, dadas às diferenças enormes entre o que fazíamos e a nossa nova proposta, é comunicar nossos clientes e amigos sobre o encerramento de um ciclo, mas com a convicção de que o novo trará muitas alegrias”, finaliza a empresária.
Destaque ainda para o horário de atendimento da nova casa que começa às 11h e vai direto até às 23h, ou seja, o Mezmiz irá lhe atender no horário da sua fome, em qualquer hora do dia.
O Velho Oriente
Para quem já está com saudades do Velho Oriente, Vaneska dá uma pista do que ainda vem pela frente: “Não precisam ficar com saudades, a nossa tradição de mais de 40 anos, estará presente através de nossa linha de produtos congelados que, em breve, poderá ser encontrada em vários pontos da cidade. Afinal o Velho Oriente se torna uma marca de produtos próprios e congelados que será vendido em diferentes pontos de venda da cidade”.
E finaliza: “Durante nossa jornada, sempre estivemos na vanguarda da culinária libanesa, e assim continuaremos, sem abandonar nossas raízes e o que aprendemos, mas quereremos dar aos nossos clientes novas experiências e vivências. Somos inspirados por um país que se reconstruiu diversas vezes. Então quem somos nós para termos medo de mudar. Afinal o Líbano nos mostrou que felicidade é uma atitude”.