Recriar

Recriar

Nesse feriado tirei o dia para assistir séries e filmes, meus preferidos são os de época. E por época, me refiro a qualquer época. Sempre gostei muito de história, e de entender como as coisas são, de onde vem os costumes e hábitos que até hoje seguimos. É interessante entender o contexto histórico, tudo bem que nem sempre é fiel, mas mesmo assim, é muito interessante.

A minha série preferida é Downton Abbey, já perdi a conta de quantas vezes assisti e sempre me surpreendo com os detalhes da cenografia, figurino, caracterização, ambientação. E essa minha paixão despertou meu interesse pela história da moda.

Se fizermos uma busca rápida pelas revistas de moda vamos encontrar inúmera referências de peças que foram usadas em outras épocas. Um exemplo disso são as mangas bufantes.

Esse tipo de manga já esteve na moda tantas e tantas vezes. Eu lembro que nos anos 1990, os vestidos das debutantes e convidadas tinham manga bufante, ela esteve em voga durante boa parte dos anos 1980. Voltando um pouquinho mais no tempo chegamos a era vitoriana, que apresentou uma releitura das famosas mangas bufantes da era renascentista. Você sabia na idade média a confecção de roupas era extremamente cara, assim, quem podia mandava trocar as mangas dos casacos e vestidos e assim ‘ficar na moda’. As mangas eram presas por pequenos laços, o que facilitava a troca das mangas.

Na moda, podemos dizer que nada se cria e sim se recria. E convido a dar uma geralzinha pelas semanas de moda e encontrar as referências que forma usada para criar as coleções.

Beijos!

 

Dani Valle

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar