A importância da campanha Outubro Rosa

Com a chegada do mês de outubro  tudo começa a ficar cor de  rosa, pois este é o mês internacional da campanha  que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

As ações são voltadas para a divulgação de informações sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, já que, uma vez que o câncer de mama é descoberto no início , as chances de cura são altas.

Vale ressaltar que neste período além da conscientização, instituições públicas e privadas realizam exames preventivos a preços reduzidos e as vezes até de graça, sendo esta uma grande oportunidade para colocar a “saúde em dia”.

O câncer de mama consiste na multiplicação desorganizada de células da mama, gerando células anormais que se multiplicam e desenvolvem o tumor.

Existem diferentes tipos de câncer de mama, e este é o motivo pelo qual a doença possui diferentes formas de apresentação e evolução, algumas rápida e outros mais lentas.

Existem alguns fatores de risco para a doença que devem ser observados, por exemplo, a obesidade, o uso de bebidas alcoólicas e cigarro, idade avançada, histórico familiar, primeira gestação tardia (após os 30 anos), menarca precoce.

Para o diagnóstico precoce é fundamental a realização do autoexame pelo menos uma vez ao mês, assim como a realização da mamografia, exame capaz de detectar tumores menores que um centímetro (em estágio inicial), sendo que o nódulo só pode ser percebido no autoexame quanto atinge 2 centímetros. O autoexame não dispensa a mamografia, e vice versa.

A mamografia deve ser realizada de forma preventiva a cada 2 anos (protocolo do Ministério da Saúde) por todas as mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

Outro dado importante, é que o câncer de mama não acomete apenas as mulheres, cerca de 1 % da população masculina também pode desenvolver o câncer de mama.

O tratamento do câncer de mama é específico para cada paciente e para cada tipo de tumor, tendo como alternativas a radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e procedimentos cirúrgicos.

Vale ressaltar que sempre a prevenção será o melhor remédio e como medidas preventivas podemos citar : a alimentação saudável, a perda de peso , a prática regular de atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas , a amamentação exclusiva pelo menos seis meses.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar