Sustentabilidade na escola: práticas que formam cidadãos conscientes para o futuro

Descubra como iniciativas verdes nas escolas preparam alunos para um mundo mais sustentável, especialmente com a COP30 no Brasil

Com a aproximação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro de 2025 em Belém (PA), a sustentabilidade nas escolas ganha destaque como ferramenta essencial para a formação de cidadãos conscientes e engajados. Segundo dados da assessoria de imprensa, a educação ambiental é um pilar fundamental para preparar as novas gerações para os desafios climáticos globais.

A COP30 reunirá líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil para discutir soluções concretas para a crise climática. Nesse contexto, as instituições de ensino são chamadas a intensificar suas práticas sustentáveis, promovendo ações que vão além do conteúdo curricular e incentivam a participação ativa dos alunos.

Carolina Han, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Séries Finais e Ensino Médio do Colégio Rio Branco, destaca que “a COP30 nos convida a refletir sobre o papel da educação na formação de cidadãos conscientes e protagonistas na construção de um mundo mais equilibrado. Com objetivo de despertar nos alunos não apenas o conhecimento sobre os desafios ambientais, mas também a capacidade de agir para transformar a realidade”.

A sustentabilidade na escola deve ser entendida como um valor transversal, presente em diversas disciplinas e vivências. Projetos ambientais, ações comunitárias e parcerias com instituições especializadas fortalecem essa cultura. Um exemplo é a participação na rede PEA-UNESCO, que promove a educação para o desenvolvimento sustentável e a cultura da paz. O Coletivo REAJA, formado por alunos, realiza campanhas de arrecadação de materiais recicláveis, oficinas de plantio e ações de conscientização ambiental há mais de 15 anos, mostrando o impacto positivo dessas iniciativas.

Além disso, parcerias com organizações como o Instituto Muda, que atua na gestão de resíduos e logística reversa, permitem o monitoramento e a melhoria contínua das práticas sustentáveis nas escolas. Em dezembro de 2024, a Unidade Higienópolis do Colégio Rio Branco foi reconhecida entre as dez melhores instituições parceiras do Instituto Muda, destacando-se por uma das menores taxas de rejeito de lixo.

No dia a dia escolar, ações como hortas comunitárias e pontos de coleta seletiva aproximam os alunos da natureza e do consumo consciente. “Ao envolver os alunos em práticas sustentáveis, não estamos apenas contribuindo para a preservação ambiental, mas também formando indivíduos que levem esses valores para suas famílias e comunidades, impulsionando mudanças positivas na sociedade como um todo”, reforça Carolina Han.

Com a COP30 no Brasil, investir na educação ambiental é mais do que uma necessidade: é um compromisso com o futuro. A sustentabilidade deve ser uma prática cotidiana que prepara os jovens para atuarem com responsabilidade e protagonismo na construção de um mundo mais equilibrado e justo para todos.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

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