A Arte do Chá: Como Criar um Ritual Aconchegante com Peças Elegantes à Mesa
Descubra como transformar a pausa para o chá em um momento de bem-estar e conexão, valorizando a tradição com utensílios que unem beleza e funcionalidade.
O brasileiro está tomando mais chá! Pesquisas recentes apontam que o consumo da bebida cresceu no país. Além de saborosa, também agrega benefícios à saúde e combate o stress. Exatamente por isso, muitas pessoas estão aderindo ao ritual do chá, que representa uma pausa agradável no meio da tarde, ou no fim do dia.
Mesmo em meio a uma rotina estressante, pequenos mimos podem salvar o dia e trazer bem-estar para o corpo, a alma e o paladar. Uma pausa no meio da tarde, ou no fim do dia, para tomar um chá – seja sozinho, ou acompanhado – é uma excelente oportunidade de fazer isso. O fato é que esse hábito proporciona a criação de um momento só seu (para minutos de reflexão interior) ou também pode aumentar a conexão com pessoas próximas, ao compartilhar vivências e memórias especiais.
Consumido no mundo inteiro, o chá tem uma história milenar – acredita-se que foi descoberto na China por volta de 2700 a.C. Segundo a lenda, o imperador Shen Nong apreciou o aroma e o sabor das folhas de uma árvore que caíram por acaso em um recipiente com água fervente. De lá para cá, o chá ganhou apaixonados em todos os cantos do mundo, se tornou tradição em muitas culturas (como o britânico Chá das 5), movimentou economia e negócios ao longo do tempo. No Brasil, pesquisas recentes apontam que o consumo da bebida cresceu significativamente na última década.
Seja sozinho ou na companhia de familiares e amigos, a hora do chá representa uma parte do dia agradável e de autocuidado, para relaxar o corpo e a mente, além de experimentar os mais variados sabores da bebida.
Para incrementar esse ritual, alguns utensílios podem tornar o ambiente mais belo, funcional e até mesmo afetivo. Entre as opções estão lindos jogos de chá, com xícaras, canecas, bules, infusores, garrafas térmicas, açucareiros, bandejas, porta-bolos, toalhas de mesa, guardanapos, entre outros acessórios. Falando em móveis, os carrinhos de chá são bastante procurados, pois além da funcionalidade, também são itens de decoração.
Com larga experiência no segmento de utilidades e mesa posta, a Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes (ABUP) revela que, ano após ano, suas marcas associadas têm trazido para o mercado uma diversificação de itens para a hora do chá, já percebendo o movimento das pessoas em busca de uma vida mais saudável e de combate ao stress, em razão dos diversos benefícios atrelados ao costume.
Transformar a pausa para o chá em um ritual prazeroso é um convite para desacelerar, valorizar o momento presente e cultivar o bem-estar. Escolher peças que unam delicadeza, praticidade e bom gosto ajuda a criar um ambiente acolhedor, que convida à reflexão e à conexão com quem está por perto. Afinal, o chá não é apenas uma bebida, mas uma experiência que pode enriquecer o dia a dia com elegância e significado.
Por Karina Monteiro
Artigo de opinião