Literatura na infância: um refúgio criativo em tempos digitais
Como incentivar a leitura e equilibrar o uso de telas para o desenvolvimento saudável das crianças
Vivemos em uma era cada vez mais digital, onde crianças têm contato com tablets, celulares e computadores desde muito cedo. Segundo dados divulgados em 2024 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o acesso à internet entre crianças aumentou significativamente nos últimos anos: de 9% para 44% na faixa de 0 a 2 anos; de 26% para 71% entre 3 e 5 anos; e de 41% para 82% entre 6 e 8 anos.
Apesar dos benefícios que a tecnologia pode oferecer, esse aumento precoce e excessivo no uso de telas preocupa especialistas. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda evitar qualquer exposição antes dos 2 anos e limitar o tempo diante das telas para, no máximo, uma hora diária entre 2 e 5 anos, e até três horas entre 6 e 10 anos. Na prática, esses limites são frequentemente ultrapassados, o que pode acarretar atrasos no desenvolvimento cognitivo das crianças.
Diante desse cenário, a literatura surge como um espaço fundamental para estimular a criatividade, a imaginação e o afeto, oferecendo uma alternativa saudável ao mundo digital. Laura Vecchioli do Prado, coordenadora de Literatura e Informativos do Editorial de Educação Básica da SOMOS Educação, destaca que “o ato de ler não só favorece a concentração, mas também ajuda a ampliar o vocabulário, estimula a criatividade e fortalece a imaginação, habilidades que dificilmente são exercitadas diante de conteúdos rápidos e fragmentados do ambiente digital”.
Para ajudar famílias a equilibrar o uso das tecnologias e incentivar o hábito da leitura, a coordenadora sugere três dicas práticas:
1. Estabeleça um limite de tempo de tela – Ensinar as crianças a respeitar regras sobre o uso de dispositivos eletrônicos é essencial para que possam apreciar momentos de concentração e diversão fora do ambiente digital.
2. Crie uma rotina de leitura – Um cantinho aconchegante, livros adequados à idade e um horário fixo, como a leitura em voz alta antes de dormir, ajudam a criança a relaxar e desenvolver autonomia para ler sozinha.
3. Transforme a leitura em brincadeira – Atividades lúdicas como encenações com fantoches, teatro improvisado ou desenhos inspirados nas histórias tornam o hábito da leitura mais atraente e divertido.
A unidade de Literatura da SOMOS Educação, com um vasto catálogo de mais de 1,6 mil obras infantojuvenis, reforça a importância da leitura para o desenvolvimento infantil, promovendo a criatividade e a empatia desde cedo. Em tempos digitais, resgatar o prazer da leitura é uma forma de garantir que as crianças cresçam com habilidades cognitivas e emocionais equilibradas, longe dos riscos do excesso de telas.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da SOMOS Educação.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA