Arte, Cultura e Esporte: Aliados Essenciais para a Saúde Mental

Como práticas criativas e atividades físicas fortalecem o bem-estar emocional e promovem qualidade de vida

O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, é um convite para refletirmos sobre novas formas de cuidar do bem-estar emocional. Todo mundo sabe que a terapia é essencial para quem não está bem mentalmente, e que o tratamento medicamentoso pode ser necessário em muitos casos. Mas práticas ligadas à arte, cultura e esportes também podem ser grandes aliadas na prevenção e no enfrentamento de transtornos como ansiedade e depressão.

“Corpo e mente estão juntos na mesma pessoa, então quanto melhor trabalharmos nosso bem-estar por meio de dança, atividade física, trabalhos manuais etc., isso vai ajudar a melhorar tanto a nossa parte física quanto a nossa saúde mental”, diz Danielle Admoni, psiquiatra da infância e adolescência, supervisora na residência de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM) e especialista pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Participar de atividades culturais e criativas, como música, dança, teatro, literatura, desenho, pintura ou artesanato ajuda a reduzir o estresse, estimula a socialização e promove um senso de pertencimento. No esporte, o movimento físico libera neurotransmissores ligados ao prazer e à motivação, fortalecendo a autoestima e, no caso dos coletivos, criando um senso de comunidade e até uma rede de apoio.

Incluir esses elementos no dia a dia é uma estratégia de autocuidado acessível e eficaz. Mais do que entretenimento, arte, cultura e esporte podem ser ferramentas de saúde pública. “Temos nossas obrigações, mas precisamos também ter os nossos momentos de prazer, de relaxamento, de alegria. E, se isso é aliado a alguma atividade física, melhor ainda”, diz a psiquiatra.

“Não adianta só falar de medicação e de terapia, existe um passo antes que é ter realmente uma boa qualidade de vida com alimentação boa, sono adequado e hobbies, tudo isso torna a vida mais equilibrada e completa”, completa.

10 atividades acessíveis que ajudam a cuidar da saúde mental:
– Caminhar ao ar livre ouvindo música, podcast ou em silêncio, prestando atenção ao ambiente;
– Participar de aulas ou oficinas culturais gratuitas em centros culturais e comunitários;
– Entrar em um clube de leitura de alguma livraria, centro cultural ou montar o seu clube com amigos;
– Praticar yoga, alongamento ou meditação guiada com vídeos gratuitos na internet;
– Dançar em casa, sozinho, ou em grupo, em academias ou centros de convivência da sua cidade, como forma de liberar tensões;
– Visitar museus, exposições ou espaços culturais com entrada gratuita (grande parte tem um dia no mês ou na semana de entrada gratuita);
– Escrever em um diário ou praticar escrita criativa para organizar emoções;
– Jogar esportes coletivos em praças e quadras públicas (futebol, vôlei, basquete etc.);
– Assistir a peças de teatro, saraus ou shows de música locais, fortalecendo a conexão cultural e com a sua comunidade;
– Criar algo manual, como desenho, artesanato (tricô, crochê, bordado, cerâmica, bijuterias etc.) ou jardinagem, estimulando a concentração e a paciência. Se não tiver quintal, pratique a jardinagem em vasos ou floreiras.

J

Por Juliana Ribas Tiraboschi

Artigo de opinião

👁️ 61 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar