Simpósio Internacional destaca avanços e desafios na educação infantil no Brasil

Especialistas nacionais e internacionais debatem políticas públicas para o desenvolvimento integral na primeira infância

Na última terça-feira, 7 de outubro de 2025, São Paulo sediou o 2º Simpósio Internacional de Educação Infantil, um evento que reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir os avanços e desafios das políticas públicas voltadas à Primeira Infância. Organizado pela Fundação Bracell em parceria com o Ministério da Educação, UNICEF, Fundação Van Leer, Itaú Social, USP e Harvard, o simpósio destacou a importância da educação infantil como base para o desenvolvimento pleno das crianças.

Durante a abertura, Eduardo Queiroz, diretor-presidente da Fundação Bracell, enfatizou que “a Educação Infantil deve ser uma prioridade nacional – é a base de todo o desenvolvimento e precisa ser sólida.” Ele ressaltou a necessidade do envolvimento de lideranças públicas e privadas, infraestrutura adequada, formação e remuneração justas para os profissionais da educação, além de práticas pedagógicas que valorizem o brincar com intencionalidade para a aprendizagem. Queiroz também destacou a importância de avaliar o desenvolvimento das crianças para garantir a qualidade da educação, e não apenas o número de vagas disponíveis.

Entre os palestrantes internacionais, Dana McCoy, professora associada da Harvard Graduate School of Education, elogiou os esforços do Brasil na ampliação do acesso à educação infantil, afirmando que “o país tem feito um bom trabalho no que se refere ao acesso às políticas de aprendizagem e desenvolvimento integral.” Ela defendeu uma abordagem holística para a educação infantil, que incentive o desenvolvimento em todas as dimensões da criança, e ressaltou a necessidade de mais investimentos para garantir oportunidades de qualidade para todas as crianças.

Susan Fuhrman, professora Emérita da Universidade de Columbia, abordou as lições da academia sobre a implementação de políticas públicas, destacando o papel fundamental dos professores e a importância da articulação entre políticas complementares. Ela apontou os desafios na formação dos profissionais, o planejamento realista da implementação e a análise do contexto para identificar possíveis obstáculos.

O simpósio também contou com a participação de diversos especialistas e representantes de instituições como MEC, UNICEF, Inep, Todos Pela Educação, entre outros, que discutiram temas como a priorização da educação infantil, uso de dados e evidências para políticas públicas de qualidade, práticas pedagógicas eficazes e o papel do Regime de Colaboração na efetivação das normativas.

A Fundação Bracell, organizadora do evento, é uma entidade privada sem fins lucrativos dedicada desde 2023 ao fortalecimento da educação infantil e ao apoio a iniciativas para a primeira infância, com foco em desenvolver lideranças e promover o potencial transformador da educação desde os primeiros anos de vida.

Este post foi elaborado com informações da assessoria de imprensa do evento, reforçando a relevância do debate sobre políticas públicas que garantam uma educação infantil de qualidade, essencial para o desenvolvimento integral das crianças e para a construção de um futuro mais justo e promissor.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

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