Outubro Rosa: o impacto financeiro do câncer de mama na vida das mulheres

Além dos desafios médicos, o diagnóstico de câncer de mama pode afetar a estabilidade financeira feminina, reforçando a importância do planejamento e proteção.

Outubro Rosa é um momento importante para reforçar a conscientização sobre o câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. Em 2025, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima mais de 73 mil novos casos da doença, representando quase 30% de todos os diagnósticos de câncer feminino no país. A cada hora, cerca de oito mulheres recebem essa notícia, o que evidencia a gravidade do tema.

No entanto, o impacto do câncer de mama vai além do aspecto físico e emocional. Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Oncology, mais de 40% das mulheres com a doença enfrentam dificuldades financeiras relacionadas ao tratamento. Essas dificuldades podem incluir gastos extras com transporte, medicamentos e até a perda temporária da renda, já que muitas pacientes precisam se afastar do trabalho para se tratar.

Diante desse cenário, o planejamento financeiro surge como uma parte fundamental do cuidado integral com a saúde. João Valli, Diretor de produtos da Youse, destaca que “pensar em planejamento financeiro também faz parte do cuidado integral com a saúde. Em alguns casos, como na cobertura para diagnóstico de câncer, a utilização ocorre de acordo com as necessidades de cada mulher, seja para complementar o tratamento, investir em bem-estar ou garantir estabilidade para a família”.

A Youse, plataforma de seguros digitais, oferece a Cobertura Diagnóstico de Câncer dentro do seguro de vida, uma solução que pode ajudar a amparar financeiramente as mulheres desde o momento do diagnóstico. Dados internos da empresa indicam que 33% da base de clientes do produto Vida são mulheres. “O seguro é uma ferramenta importante de proteção seja para um exame preventivo e também em um momento de necessidade, onde estar amparada financeiramente desde o diagnóstico, é um passo importante rumo à recuperação”, complementa Valli.

Apesar da relevância, a penetração do seguro de vida entre mulheres ainda é baixa: apenas 19% das brasileiras entre 18 e 64 anos possuem esse tipo de proteção, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Esse dado revela a necessidade de ampliar a discussão sobre planejamento financeiro e cuidado integral, especialmente durante o Outubro Rosa, quando a prevenção e a conscientização ganham destaque.

Mais do que números, a campanha reforça que cuidar da saúde é um movimento coletivo, que envolve prevenção, informação, apoio emocional e também medidas que garantam segurança financeira. Nesse contexto, a Youse reforça sua missão de aproximar o seguro da vida real das mulheres, mostrando que a proteção pode estar presente em todas as fases da jornada.

Este conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa, trazendo informações essenciais para que as mulheres possam se preparar melhor para os desafios que o câncer de mama pode trazer, não apenas para a saúde, mas para toda a sua vida.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 51 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar