Presidente Lula sanciona lei que amplia atendimento especializado no SUS com programa Agora Tem Especialistas

Em outubro, 28 carretas de saúde da mulher reforçam o combate e prevenção no Outubro Rosa em todo o Brasil

Nesta terça-feira (7/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Medida Provisória 1.301/2025, que institui o programa Agora Tem Especialistas. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A iniciativa tem como objetivo principal reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) para consultas, exames e cirurgias, ampliando o acesso da população a atendimentos especializados de média e alta complexidade.

O programa mobiliza toda a rede de saúde pública e privada nos estados e municípios, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento. A aprovação da MP foi unânime no Senado e teve ampla maioria na Câmara dos Deputados, o que demonstra o compromisso do Legislativo com a melhoria do sistema de saúde brasileiro.

Alexandre Padilha ressaltou a importância da sanção da lei para dar segurança jurídica e estabilidade ao programa. Segundo ele, trata-se de um novo ciclo de fortalecimento do SUS, que se reorganiza após a pandemia para atender a população com mais eficiência e equidade. “É o SUS pós-pandêmico sendo construído com cada vez mais força e atendendo a população brasileira. E é um sonho de tantos anos do presidente Lula virando lei e realidade”, afirmou o ministro.

Além da sanção da lei, o governo federal reforça o compromisso com a saúde da mulher neste Outubro Rosa, com a mobilização de 28 carretas de saúde da mulher que percorrerão o país. Essas unidades móveis são fundamentais para ampliar o atendimento, especialmente em regiões com menor acesso a serviços especializados, oferecendo exames preventivos e orientações para o diagnóstico precoce do câncer de mama e outros cuidados essenciais.

Com essa ação integrada, o programa Agora Tem Especialistas e as carretas de saúde da mulher representam avanços significativos para a saúde pública no Brasil, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar para as brasileiras. A iniciativa reforça a importância da prevenção e do acesso facilitado a especialistas, pilares essenciais para o combate a doenças que afetam a população feminina.

Este conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa do Governo Federal.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 57 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar