Outubro Rosa: Instituto Natura e Avon lançam movimento para ampliar cuidado com as mamas

Campanha “Estar com Elas” e Movimento Pelo Cuidado das Mamas reforçam a importância da detecção precoce do câncer de mama

Com dados da assessoria de imprensa, o Outubro Rosa de 2025 traz uma importante iniciativa para ampliar a conscientização sobre o câncer de mama no Brasil. O Instituto Natura e a Avon, duas organizações com histórico de atuação em prol dos direitos e da saúde das mulheres, uniram forças para lançar o Movimento Pelo Cuidado das Mamas, em parceria com RD Saúde (Raia e Drogasil), Instituto Oncoguia e Rede Feminina de Combate ao Câncer. Além disso, apresentam a campanha institucional “Estar com Elas”, que visa transformar a consciência em atitude efetiva.

O Movimento Pelo Cuidado das Mamas, iniciado em setembro, já conta com a campanha “Tem que Peitar”, estrelada pela cantora Tiê, que compartilha sua experiência com o câncer para conscientizar sobre a importância do cuidado contínuo. A campanha busca desconstruir o mito de que o autoexame é suficiente e alcançar mulheres em situação de vulnerabilidade social, econômica ou emocional por meio de uma linguagem acessível e empática. São utilizadas peças digitais, ações em rádios, outdoors e parcerias com comunidades diversas para reforçar a mensagem sobre autocuidado, acesso ao diagnóstico e direitos das pacientes.

“Ainda que o câncer de mama seja o tipo de câncer que mais acomete mulheres e um dos mais conhecidos, mobilizá-las para o cuidado contínuo é um desafio de saúde coletiva e que deve ser feito de forma constante. É preciso que as mulheres saibam reconhecer os métodos de detecção precoce, as leis e direitos disponíveis para as pacientes, os sinais e sintomas da doença”, destaca Mariana Lorencinho, líder de Políticas Públicas de Saúde das Mulheres do Instituto Natura.

Já a campanha “Estar com Elas” reforça a urgência de priorizar consultas e exames de rotina. “Nosso objetivo, com a campanha, é conscientizar e incentivar as mulheres a priorizarem sua saúde e fazerem os exames de rotina. Sabemos que o dia a dia agitado sempre deixa essa tarefa para depois. Queremos ativar o senso de urgência e a importância do cuidado com as mamas”, afirma Juliana Barros, diretora de Marketing e Comunicação da Avon. A campanha, que já foi realizada em 2024, chega em 2025 com novas mídias digitais e impressas, além de um vídeo-manifesto que alerta sobre os riscos de adiar os exames.

Os dados do Panorama do Câncer de Mama, encomendado pelo Instituto Natura, revelam um cenário preocupante: a taxa de cobertura mamográfica no Brasil foi de apenas 23,7% em 2023 e 2024, muito abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre 2015 e 2024, quase meio milhão de novos casos foram registrados pelo SUS, com maior incidência em mulheres entre 50 e 69 anos, mas com crescimento também entre as mais jovens.

O Movimento Pelo Cuidado das Mamas tem abrangência nacional e reúne organizações estratégicas para garantir que a mensagem sobre o cuidado com as mamas chegue a todas as mulheres, especialmente as mais vulneráveis. “Temos que garantir que a informação básica sobre o câncer de mama chegue a todas as mulheres, independentemente da idade, do local onde ela mora, da sua cor ou ainda sua educação. Temos que garantir que cada mulher tocada pela nossa campanha tenha acesso a um cuidado integral e efetivo”, reforça Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia.

Essa união de esforços representa um passo fundamental para transformar a realidade da conscientização sobre o câncer de mama no Brasil, incentivando o cuidado contínuo e o acesso à informação e aos serviços de saúde. Outubro Rosa 2025 é, assim, um convite para que todas as mulheres coloquem a saúde das mamas como prioridade — porque cuidar de si é um ato de amor e prevenção.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 63 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar