PUCPR realiza Feira da Casa Comum com apoio a imigrantes, refugiados e apátridas
Evento gratuito oferece serviços, orientação e valorização cultural para a comunidade estrangeira em Curitiba
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove nos dias 7 e 8 de outubro de 2025 a Feira da Casa Comum, uma iniciativa voltada ao acolhimento e apoio à comunidade imigrante, refugiada e apátrida. O evento, que acontece no térreo do bloco 04 (laranja) do câmpus da PUCPR em Curitiba, das 8h às 20h, é aberto ao público e oferece uma série de serviços gratuitos para promover a integração social, econômica e cultural dessas populações.
Segundo dados do último Censo do IBGE, entre 2017 e 2022, o Paraná recebeu mais de 377 mil imigrantes, sendo quase 50 mil provenientes de 71 países diferentes. Pensando nesse cenário, a PUCPR, por meio da Escola de Negócios em parceria com as áreas de Extensão Universitária e Identidade Institucional, organiza a feira para oferecer suporte e oportunidades a essa comunidade.
Entre os serviços disponíveis, os participantes poderão receber orientações sobre o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), agendar atendimentos odontológicos na Clínica de Odontologia da universidade, participar do plantão empreendedor, além de obter ajuda para elaboração de currículos, preparação para entrevistas de emprego e suporte documental. Essas ações visam facilitar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e na sociedade local.
Além do suporte prático, a Feira da Casa Comum também promove a valorização cultural por meio da exposição e comercialização de produtos de artesanato e gastronomia típicos dos países de origem dos imigrantes e refugiados acolhidos pela universidade. Essa troca de saberes reforça o respeito à diversidade e a importância da convivência multicultural.
“Mais do que um espaço de visibilidade e orientação, a Feira da Casa Comum representa um importante momento de acolhimento, apoio e oportunidades para os imigrantes e refugiados. O evento aproxima a Universidade, seus estudantes e o público em geral da comunidade imigrante, valorizando diferentes realidades e culturas”, destaca Miriam Mazo, decana da Escola de Negócios da PUCPR.
A iniciativa é realizada em conjunto com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, uma parceria entre o curso de Negócios Internacionais da PUCPR e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). A Cátedra tem como objetivo fomentar ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas às temáticas do refúgio, promovendo a inclusão e os direitos humanos.
A Feira da Casa Comum é uma oportunidade única para quem deseja conhecer mais sobre a diversidade cultural presente em Curitiba e contribuir para a integração e valorização das comunidades imigrantes, refugiadas e apátridas. A entrada é gratuita e o evento acontece das 8h às 20h nos dias 7 e 8 de outubro de 2025.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da PUCPR.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA