Movimento Pelo Cuidado das Mamas une forças para ampliar a conscientização sobre câncer de mama

Instituto Natura e Avon lançam campanha “Tem que Peitar” para fortalecer o diagnóstico precoce e o cuidado integral das mulheres

Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o câncer de mama no Brasil, o Instituto Natura e a Avon lançaram o Movimento Pelo Cuidado das Mamas, uma iniciativa que reúne dados inéditos, ações de mobilização e campanhas informativas focadas na prevenção e no cuidado integral das mulheres, especialmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade. A informação é da assessoria de imprensa do Instituto Natura.

A campanha “Tem que Peitar”, primeira ação do movimento, tem como rosto e voz a cantora Tiê e foi criada para transformar o conhecimento em atitude, desconstruindo mitos como o do autoexame ser suficiente e promovendo a conscientização contínua, não apenas durante o Outubro Rosa. A estratégia inclui peças digitais, ações em rádios, mídia externa em cidades e parcerias com organizações e comunidades de fé, sempre com linguagem acessível e empática.

“Ainda que o câncer de mama seja o tipo de câncer que mais acomete mulheres e um dos mais conhecidos, mobilizá-las para o cuidado contínuo é um desafio de saúde coletiva e que deve ser feito de forma constante. É preciso que as mulheres saibam reconhecer os métodos de detecção precoce, as leis e direitos disponíveis para as pacientes, os sinais e sintomas da doença”, afirma Mariana Lorencinho, líder de Políticas Públicas de Saúde das Mulheres do Instituto Natura.

O Movimento reúne importantes parceiros como a RD Saúde (grupo Raia e Drogasil), o Instituto Oncoguia e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, unindo esforços para garantir que a mensagem sobre o cuidado com as mamas chegue a todas as mulheres, independentemente de idade, local de residência, cor ou nível educacional. Dados do Panorama do Câncer de Mama mostram que o Brasil atingiu apenas 23,7% de cobertura mamográfica em 2023 e 2024, muito abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, o levantamento revela desigualdades no acesso ao rastreamento: 41,7% dos exames foram realizados por mulheres negras, contra 46,8% em brancas e apenas 0,1% em indígenas. O tempo médio de espera para diagnóstico e início do tratamento em 2023 foi de 214 dias, mais que o triplo do limite legal, evidenciando a necessidade urgente de mobilização.

“Temos que garantir que a informação básica sobre o câncer de mama chegue a todas as mulheres. Cada mulher tocada pela nossa campanha deve ter acesso a um cuidado integral e efetivo”, complementa Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia.

A RD Saúde reforça seu compromisso com a saúde da população e destaca a importância de romper a sazonalidade da prevenção, levando informação e incentivo ao cuidado contínuo por meio de sua ampla rede de farmácias em todo o país.

O Movimento Pelo Cuidado das Mamas é uma resposta coletiva para enfrentar barreiras de acesso à informação e promover a saúde das mulheres de forma permanente, com foco especial nas mais vulneráveis. A iniciativa reforça que prevenção é coragem e cuidado é poder, convocando todas as mulheres a “peitar” a causa da saúde das mamas o ano inteiro.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

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