Bioma Educação promove conferência online sobre a escuta sensível das expressões infantis
Movimento Tempo da Infância debate as múltiplas linguagens das crianças e os desafios para compreendê-las
A Bioma Educação, por meio do Movimento Tempo da Infância, realiza na próxima segunda-feira, 6 de outubro, uma conferência online gratuita que abordará as múltiplas formas de expressão das crianças e o desafio de escutá-las em profundidade. O evento, que começa às 19h30, contará com a participação especial da pesquisadora Adriana Friedmann, criadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento (NEPSID).
Com mediação de Katia Keiko (Escola Viva), Silvia Kawassaki (Escola Autonomia) e Manuela Tavares (Colégio Apoio), o encontro terá como tema “O universo simbólico das crianças: olhares sensíveis para as infâncias”. A proposta é refletir sobre como brincadeiras, produções artísticas, gestos, movimentos e sonhos revelam os mundos simbólicos infantis, abrindo espaço para uma escuta poética e antropológica que valorize as múltiplas linguagens das crianças.
Adriana Friedmann é pós-doutora em Artes pela UNESP, doutora em Antropologia pela PUC-SP, mestre em Educação pela UNICAMP e pedagoga pela USP. Ela coordena o curso de pós-graduação “A Vez e a Voz das Crianças: Escutas Poéticas e Antropológicas das Infâncias” na FACON e é responsável pelo Mapa da Infância Brasileira.
Este encontro é o segundo de um ciclo de cinco palestras virtuais gratuitas promovidas pelo Movimento Tempo da Infância, que segue até 5 de novembro. A iniciativa reúne especialistas, educadores e famílias para discutir os direitos das crianças em um mundo hiperconectado, abordando temas como brincadeira, convivência escolar, cidadania digital e experiências culturais na primeira infância.
O objetivo do movimento é garantir que as crianças tenham condições concretas para desenvolver autonomia, criatividade, pensamento científico e múltiplas formas de expressão, além de vivenciar boas experiências éticas e estéticas. O primeiro encontro, realizado em 29 de setembro, tratou das “rotas para brincar além das telas”, destacando a importância do brincar como linguagem essencial e ato de resistência na infância.
As próximas conferências abordarão temas como a escola como espaço de invenção subjetiva, experiências culturais na primeira infância e os desafios da infância digital, incluindo a proteção online. A participação é aberta a todos os interessados e pode ser feita por meio de inscrição gratuita.
Este conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa da Bioma Educação. Para quem busca aprofundar o entendimento sobre o universo simbólico infantil e os desafios da escuta sensível, esta conferência é uma oportunidade imperdível.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA