Campanha “Páginas de Futuro” arrecada livros para crianças e adolescentes em Criciúma
OAB Subseção Criciúma mobiliza a comunidade para democratizar o acesso à leitura e transformar vidas
A OAB Subseção Criciúma lançou a campanha “Páginas de Futuro”, uma iniciativa que visa arrecadar livros infantis e juvenis para crianças e adolescentes institucionalizados e em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ação, promovida pela Comissão do Direito da Criança e do Adolescente, tem como objetivo democratizar o acesso à leitura e proporcionar a esses jovens a oportunidade de crescimento por meio do conhecimento e da imaginação.
De acordo com dados da assessoria de imprensa da OAB Criciúma, muitas crianças e adolescentes acolhidos em instituições enfrentam limitações no acesso a livros, o que restringe seu desenvolvimento intelectual e emocional. “Ao doar um livro, você ajuda a escrever a primeira página do futuro de alguém, além de oferecer o acesso a um mundo de possibilidades: combate à desigualdade social, refúgio e esperança para os jovens e oportunidade de aprendizado”, destaca Gláucia Borges, presidente da Comissão do Direito da Criança e do Adolescente da OAB Subseção Criciúma.
A campanha aceita doações de livros novos e usados, abrangendo todos os gêneros literários que sejam atrativos para crianças de 6 a 11 anos e adolescentes de 12 a 18 anos, desde que não possuam restrição de idade para leitura. Os livros arrecadados serão destinados a entidades beneficentes sem fins lucrativos, abrigos e ao Centro de Atendimento Socioeducativo de Criciúma, beneficiando diretamente jovens em situação de vulnerabilidade.
Para o presidente da OAB Subseção Criciúma, Moacyr Jardim de Menezes Neto, a iniciativa reforça o compromisso social da instituição. “A leitura estimula a imaginação, fomenta o conhecimento, aprimora a escrita e o vocabulário e desenvolve o raciocínio crítico, ou seja, é uma fonte de lazer e aprendizado contínuo muito importante para o desenvolvimento humano. Convidamos a sociedade a participar dessa iniciativa e contribuir de alguma forma para que esses jovens superem a situação desafiadora pela qual estão passando por meio do acesso ao lazer e ao conhecimento”, ressalta.
A campanha “Páginas de Futuro” está aberta para doações até o dia 30 de novembro, com entrega dos livros às instituições beneficiadas prevista para o início de dezembro. As doações podem ser feitas diretamente na sede da OAB Subseção Criciúma ou em diversos pontos de coleta espalhados pela cidade, como o Fórum da Comarca, universidades, escolas e estabelecimentos comerciais parceiros.
Gláucia Borges reforça a importância da participação da comunidade: “Cada livro doado é uma nova janela para o mundo. Olhe para a sua estante, escolha aqueles livros que te fizeram viajar e dê a eles uma nova missão. Doe livros infantis, juvenis, de contos, de história, de ciências, de literatura: qualquer um que possa acender uma faísca de curiosidade. Seja um elo nessa corrente.”
Com mais de 45 anos de história, a OAB Subseção Criciúma mantém seu compromisso com a promoção da justiça e o bem-estar social, atuando ativamente para fortalecer a advocacia e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. A campanha “Páginas de Futuro” é mais um passo nessa direção, incentivando a leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento humano e social.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA