Período integral na escola: fortalecendo habilidades socioemocionais e aprendizado bilíngue
Como a ampliação da jornada escolar pode transformar o desenvolvimento acadêmico e emocional das crianças
Dados recentes do Ministério da Educação (MEC) indicam que cerca de 21,9% dos alunos brasileiros estão matriculados em escolas de período integral, um formato que tem ganhado cada vez mais adesão das famílias. Essa modalidade vai além da simples extensão do tempo na escola, oferecendo uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento integral das crianças, especialmente no que diz respeito às habilidades socioemocionais.
A rotina atual das famílias muitas vezes demanda mais do que a jornada escolar tradicional, e o período integral surge como uma alternativa que alia educação de qualidade a um ambiente seguro e estimulante. Conforme explica a Diretora-Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Rede Alfa CEM Bilíngue, Profª MsC. Karla Lavrador, “o período integral deve ter uma proposta que vise apoiar a organização familiar e, ao mesmo tempo, aprofundar o aprendizado. A abordagem integrada permite que a escola vá além do que seria possível em um período regular.”
Uma preocupação comum entre os pais é evitar que a rotina extensa se torne cansativa ou estressante para as crianças. Para isso, a educadora ressalta a importância de uma rotina bem estruturada e confortável, que torne o ambiente familiar para os alunos. A Diretora Pedagógica da Educação Infantil, Profª MsC. Mariane Araújo, complementa: “O ambiente de aprendizado deve ser projetado para ser estimulante e acolhedor, focado no bem-estar de cada criança. A alimentação, por exemplo, é balanceada e acompanhada por uma nutricionista, garantindo a saúde e a energia necessárias para todas as atividades. E, é claro, a diversão também faz parte da rotina, reconhecendo a importância do lazer para o desenvolvimento infantil.”
No aspecto acadêmico, o Ensino Fundamental Anos Iniciais inclui momentos de estudo dirigido, onde os alunos podem esclarecer dúvidas e realizar tarefas com o apoio dos professores. A proposta bilíngue da Rede Alfa CEM é intensificada com 90 minutos semanais de Science e 90 minutos de Maths, disciplinas da Universidade Cambridge ministradas totalmente em inglês, reforçando a imersão na segunda língua.
Além do foco acadêmico, o período integral é uma oportunidade para fortalecer o desenvolvimento socioemocional das crianças. Um estudo realizado em 2023 pela Center for Education, no Brasil pela Vozes da Educação, revelou que 61% das famílias valorizam o aprendizado socioemocional no ambiente escolar. Para Karla Lavrador, “em vez de trabalhar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em momentos específicos, as escolas podem integrar esses valores em tudo o que faz. Assim, deixa de existir uma divisão entre o aprendizado formal e o desenvolvimento de uma personalidade mais humana.”
Portanto, o período integral não é apenas uma extensão do tempo na escola, mas uma estratégia que promove o crescimento acadêmico, bilíngue e socioemocional, contribuindo para a formação de crianças mais preparadas para os desafios do futuro. Dados da assessoria de imprensa da Rede Alfa CEM Bilíngue reforçam que essa modalidade tem se mostrado eficaz para famílias que buscam um ensino completo e humanizado.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA