UFSCar promove projeto para inspirar meninas na Ciência e Engenharia

Projeto Atena oferece oficinas práticas e palestras para estudantes do Ensino Médio, incentivando a presença feminina nas áreas tecnológicas

Com dados da assessoria de imprensa da UFSCar, o Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos retoma em setembro de 2025 o “Projeto Atena – Atividades de Tecnologia e Engenharia para Meninas”. A iniciativa, que visa incentivar a participação feminina nas áreas de Ciência, Engenharia e Tecnologia, realizará quatro encontros ao longo dos próximos três meses, com o primeiro marcado para o dia 23 de setembro.

Nesta edição, 24 alunas do Ensino Médio da Escola Estadual José Ferreira da Silva, de Descalvado (SP), participarão das atividades que acontecerão das 8h às 18h no DEMa, localizado na área Norte do Campus São Carlos. O projeto é realizado em parceria com o programa “Vem Saber”, da Universidade de São Paulo (USP), que desenvolve ações de difusão científica para estudantes, professores e gestores de escolas públicas.

A programação do Atena inclui palestras que destacam a importância e a trajetória das mulheres na Ciência e Engenharia, além de oficinas práticas que envolvem cerâmicas, polímeros e metais. As estudantes terão a oportunidade de vivenciar experiências como impressão 3D, cerâmica artística, fundição de peças metálicas e microscopia. Além disso, visitarão laboratórios e espaços acadêmicos da universidade, aproximando-se do ambiente de pesquisa e inovação.

Criado em 2023, o Projeto Atena já beneficiou mais de 70 estudantes de escolas públicas da região de São Carlos, com o objetivo de democratizar o acesso das meninas a áreas tradicionalmente masculinas, fortalecendo a diversidade no campo científico e tecnológico. A coordenação está a cargo das docentes Danielle Cristina Camilo Magalhães e Juliana Mara Pinto de Almeida, ambas do DEMa, que contam com o apoio de professores e estudantes de graduação e pós-graduação.

A atual edição do projeto também conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Chamada CNPq nº 31/2023, o que possibilita a ampliação do alcance e das atividades oferecidas.

Para Danielle Magalhães, coordenadora do projeto, a iniciativa representa uma transformação significativa: “O Projeto Atena acredita na potência transformadora da educação. Ver a luz de uma descoberta no olhar de uma aluna é nossa maior recompensa. A parceria com o Vem Saber, da USP, e o financiamento do CNPq foram fundamentais para consolidar e expandir esse projeto, permitindo que ele atingisse um número maior de meninas e mulheres e, consequentemente, mais futuras engenheiras e cientistas. É um passo importante para diversificar e fortalecer a ciência e a tecnologia no nosso país.”

O Projeto Atena reafirma a importância de incentivar jovens mulheres a explorarem carreiras em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), contribuindo para a construção de um futuro mais inclusivo e inovador.

Para mais informações, a assessoria da UFSCar está disponível para contato.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 57 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar