Como o Rendimento Está Transformando o Cuidado com as Roupas dos Brasileiros

Em tempos de orçamento apertado, consumidores priorizam produtos que oferecem mais durabilidade, eficiência e economia no dia a dia

No Mês do Cliente, celebramos aqueles que inspiram cada decisão que tomamos: os consumidores.

Em um cenário de instabilidade econômica, com o orçamento das famílias cada vez mais pressionado, o consumidor brasileiro tem adotado uma postura mais racional e estratégica na hora de comprar, principalmente quando o assunto é o cuidado com as roupas. A busca por rendimento, antes vista como um diferencial, hoje é prioridade. Afinal, cada gota conta.

O que estamos observando é uma transformação clara no comportamento de consumo: as pessoas não querem apenas pagar menos, elas querem que o produto comprado dure mais, renda mais e entregue um resultado de qualidade. Isso vale especialmente para itens de uso recorrente, como sabões em pó e líquidos, amaciantes e demais produtos de limpeza. A pergunta que mais ouvimos nas pesquisas é: “Rende quantas lavagens?”

E isso tem moldado as decisões de compra com base no custo por uso e não apenas no preço da embalagem. Esse novo olhar valoriza a eficiência.

Pesquisas recentes reforçam essa mudança de comportamento: segundo a Accenture Song, 75% dos consumidores esperam que as empresas se adaptem de forma ágil às suas necessidades, mostrando que agilidade no atendimento e desenvolvimento de produtos é cada vez mais valorizada. E, segundo a Euromonitor International, 57% dos consumidores pesquisaram exaustivamente sobre os produtos e serviços que compraram em 2024, evidenciando a crescente preocupação com qualidade e transparência das marcas.

O consumidor analisa rótulos, compara instruções de uso e está disposto a experimentar marcas que entreguem mais performance com menor quantidade de produto. Um bom exemplo disso está nas lavagens feitas em máquinas de lavar com capacidade de 11kg — as mais comuns nos lares brasileiros. Nessa realidade, um produto de qualidade e com bom custo-benefício faz toda a diferença.

Quando o consumidor pode contar com um produto de alto rendimento, sem a necessidade do uso de grandes quantidades, ele percebe valor real no que está comprando. A economia se traduz na prática, no bolso, e na durabilidade do produto no armário. Por isso, é fundamental apostar em um portfólio diversificado, que atenda diferentes perfis de consumo e desembolso.

Acreditamos que rendimento não é apenas uma questão de economia e sustentabilidade, mas uma maneira de respeitar o tempo, o dinheiro e o esforço de cada consumidor brasileiro. É com essa visão que devemos desenvolver produtos e propor mudanças que façam sentido na prateleira e no dia a dia de quem confia nas marcas.

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Por Renata Cunha

Gerente de Marketing de Brilhante

Artigo de opinião

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