Festival Diaspóricas celebra a força da cultura afrobrasileira em Goiânia
Evento gratuito reúne cinema, música e empreendedorismo negro nos dias 20 e 21 de setembro
O Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia, será palco do 1º Festival Diaspóricas de Cinema e Música Negra nos dias 20 e 21 de setembro de 2025. O evento gratuito, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível, celebra a cultura afrobrasileira no Centro-Oeste, destacando o protagonismo de mulheres negras nas artes e no empreendedorismo.
Idealizado e dirigido por Ana Clara Gomes, o festival reúne intelectualidades negras para fortalecer e incentivar a produção artística e intelectual feminina. “É importante que artistas negras se celebrem e se reconheçam nos trabalhos umas das outras. O Festival vem para a gente olhar pras nossas potencialidades e é pensando como uma forma de incentivo a novas produções artísticas e intelectuais”, afirma Ana Clara.
O Festival Diaspóricas é uma extensão da série homônima que já conta com duas temporadas e dois longas-metragens premiados nacional e internacionalmente. A iniciativa, criada majoritariamente por mulheres negras do audiovisual, promove a música como forma de (re)existência diante do racismo, sexismo e outras opressões estruturais.
A programação inclui uma mostra com 12 curtas-metragens de ficção, documentários e experimentais, finalizados entre 2021 e 2025, com destaque para produções do Centro-Oeste. Após as exibições, cineastas goianas participam de rodas de conversa, fortalecendo o diálogo e a troca de experiências.
Além do cinema, o festival oferece oficinas formativas entre os dias 16 e 19 de setembro: “Trilha Sonora para Cinema”, com o produtor musical Igor Zargov, e “Câmera Off – Formação Continuada de Making Of”, ministrada pela fotógrafa Mayara Varalho.
A Feira Anadir Cezario de Afroempreendedoras também integra o evento, reunindo mulheres negras cis e trans que expõem produtos de moda, artesanato, alimentação e bem-estar. A feira homenageia Anadir Cezario, assistente social e liderança no combate às discriminações raciais e de gênero em Goiás.
No palco Afrogoianidades, a música preta brasileira ganha destaque com apresentações das artistas que participaram das temporadas da série Diaspóricas. Entre os shows, estão o duo Érika Ribeiro e Letícia Romano, a banda Mundhumano, o quarteto “Diaspóricas – o show” e o encontro musical da segunda temporada com Flávia Carolina, Dona da Roda, Kesyde Sheilla, Maximira Luciano e Inà Avessa.
O festival também marca o lançamento do álbum autoral “Diaspóricas”, que reúne composições coletivas das musicistas participantes, reforçando o valor da cultura afrogoiana e o protagonismo feminino na música e no cinema.
O Festival Diaspóricas é um importante espaço de resistência, celebração e fortalecimento da cultura afrobrasileira no Centro-Oeste, reafirmando histórias, talentos e lutas das mulheres negras.
Para mais informações, acompanhe o Instagram @festivaldiasporicas. Entrada gratuita mediante doação de alimento não perecível.
Este conteúdo foi elaborado com dados fornecidos pela assessoria de imprensa do Festival Diaspóricas.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA