Como a idade influencia os hábitos de consumo no varejo alimentar brasileiro

Pesquisa inédita revela preferências distintas entre gerações, do lanche rápido à alimentação saudável

Um levantamento inédito da Rock Encantech, primeira encantech do varejo brasileiro, trouxe à tona importantes diferenças nos hábitos de consumo alimentar por faixa etária no Brasil. A pesquisa analisou 89 milhões de transações realizadas por 10 milhões de consumidores entre janeiro e maio de 2025, oferecendo insights valiosos para o setor varejista.

Os resultados mostram que os consumidores mais jovens, até 49 anos, priorizam a praticidade na hora de escolher seus alimentos. Biscoitos, por exemplo, lideram as vendas nessa faixa etária, com percentuais superiores a 5,4%, sendo associados a lanches rápidos no trabalho ou em casa. Além disso, doces e ingredientes culinários aparecem entre os cinco produtos mais vendidos para os jovens até 29 anos, com mais de 4,7% das transações. No quesito bebidas, refrigerantes se mantêm estáveis em todas as idades, mas os consumidores mais jovens também optam por sucos e água de coco, que ultrapassam 4,4% do consumo.

Já nas faixas etárias mais elevadas, a pesquisa revela uma mudança clara no perfil de consumo, com maior atenção à saúde e ao bem-estar. Para pessoas acima de 70 anos, as frutas são a categoria mais consumida, representando mais de 5,9% das vendas. O leite também ganha destaque a partir dos 60 anos, figurando entre os quatro produtos mais vendidos e chegando ao segundo lugar para os maiores de 80 anos, com mais de 5,7%. Outro dado interessante é o consumo de cervejas, mais presente entre clientes de 40 a 79 anos, com percentuais acima de 5,2%, enquanto quase não aparecem entre os menores de 39 anos.

Fernando Gibotti, VP de Varejo e Indústria da Rock Encantech, comenta que “a preferência pelos biscoitos é associada a lanches rápidos no trabalho ou em casa. Já a presença de vários tipos de bebidas aponta para a valorização do acesso a diferentes portfólios, que suprem demandas para momentos diversos”. Sobre o comportamento das faixas etárias mais maduras, ele destaca que “na maturidade, o aumento do consumo de álcool se divide com alguns hábitos saudáveis. A preferência por frutas ressalta a escolha por uma alimentação nutritiva, enquanto a posição do leite indica um cuidado com a saúde óssea”.

O estudo reforça a importância do varejo em compreender as diferenças de interesses entre as gerações para ajustar portfólio, comunicação e estratégias de posicionamento. “A pesquisa comprova que a faixa etária é um fator crucial para o setor, revelando não só hábitos atuais dos consumidores, mas também tendências futuras. Pensando nisso, não há dúvidas de que os varejistas e marcas que ajustarem o portfólio, a comunicação e as estratégias de posicionamento para atender melhor a cada geração terão vantagem competitiva no mercado”, conclui Gibotti.

Com essas informações, o varejo pode oferecer uma experiência mais personalizada e alinhada às necessidades de cada público, valorizando desde a praticidade dos lanches rápidos até o cuidado com a saúde e o bem-estar na maturidade.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

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