Retorno ao esporte na primavera: nutrição essencial para recuperação muscular eficaz
Saiba como a alimentação adequada pode ajudar na recuperação muscular e garantir treinos mais leves e saudáveis nesta nova estação
Com a chegada da primavera, muitas pessoas se sentem motivadas a retomar as atividades físicas ao ar livre, aproveitando os dias mais longos, as temperaturas agradáveis e as paisagens floridas. No entanto, esse retorno, especialmente após um período de inatividade ou treinos mais leves, exige cuidados especiais, principalmente com a recuperação muscular. A nutrição, nesse contexto, é uma aliada fundamental para garantir que o corpo se adapte ao esforço físico e se recupere adequadamente.
De acordo com a nutricionista Carla Fiorillo, coordenadora de conteúdo do Professional HUB da Puravida, a alimentação correta ajuda na reconstrução das fibras musculares, no controle da inflamação e na reposição de energia. “Para quem está voltando aos treinos, investir em uma combinação equilibrada de proteínas, carboidratos e gorduras boas é essencial. As proteínas, por exemplo, são fundamentais para reparar os microdanos causados nos músculos durante o exercício, já os carboidratos ajudam a reabastecer os estoques de glicose (na forma de glicogênio), garantindo energia para os treinos seguintes”.
Além disso, alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, vegetais verde-escuros e oleaginosas, são importantes para combater o estresse oxidativo, que pode aumentar com o aumento da carga de exercícios. A hidratação também merece atenção redobrada, pois com o calor da primavera, a perda de líquidos e sais minerais durante a atividade física é maior, o que pode comprometer o desempenho e a recuperação.
Outro ponto destacado pela especialista é o momento das refeições. Consumir alimentos de forma equilibrada logo após o exercício potencializa a síntese proteica e ajuda a reduzir a dor muscular tardia. “Suplementos que fornecem proteína são uma ótima opção para ajudar na recuperação muscular e óssea, pois são uma forma prática, rápida e eficiente de fornecer os aminoácidos essenciais necessários para o corpo. Além disso, o consumo de proteína logo após o exercício estimula o processo de reparo e construção das fibras musculares, essencial para a recuperação e fortalecimento do músculo”, explica Carla. Ela ainda ressalta que há opções veganas no mercado, com proteínas de origem vegetal, como arroz e ervilha.
Por fim, Carla Fiorillo reforça que o objetivo da volta ao esporte deve ser o bem-estar e a constância, mais do que a performance imediata. “Alinhar uma boa estratégia nutricional ao retorno gradual das atividades físicas é a chave para ter uma boa recuperação muscular e manter o corpo saudável e ativo durante toda a nova estação. Afinal, leveza e equilíbrio são o que a primavera convida a cultivar, inclusive nos treinos”.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da Puravida, empresa brasileira dedicada a produtos naturais que promovem um estilo de vida saudável e sustentável. Aproveite a primavera para cuidar do corpo com atenção à alimentação e retome suas atividades físicas com saúde e leveza!

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA