L’Oréal Brasil abre inscrições para 2ª edição do Prêmio Dermatologia + Inclusiva

Incentivo a pesquisas que valorizam a diversidade da pele e cabelo de pessoas negras, indígenas e transgêneras

O Grupo L’Oréal no Brasil anunciou a abertura das inscrições para a segunda edição do Prêmio Dermatologia + Inclusiva, com início em 20 de agosto de 2025. A iniciativa, criada em 2024, tem como objetivo reconhecer e apoiar estudos científicos que abordem os cuidados com a pele e o cabelo de pessoas negras, indígenas e transgêneras, ampliando o escopo da premiação em relação ao ano anterior, que contemplava apenas pesquisas voltadas para a pele negra.

Serão selecionados quatro projetos, cada um contemplado com uma bolsa de R$50 mil, para fomentar o desenvolvimento dessas pesquisas. A premiação é pioneira no Brasil e representa um importante avanço para a dermatologia inclusiva, que busca refletir a diversidade da população brasileira em seus estudos e tratamentos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal, 58% das pessoas negras brasileiras nunca foram ao dermatologista, enquanto esse índice é de 42% entre pessoas brancas. Além disso, 44% dos dermatologistas brasileiros se sentem pouco ou parcialmente preparados para diagnosticar e tratar adequadamente todos os tons de pele e tipos de cabelo, o que reforça a necessidade de ampliar o conhecimento científico nessa área.

“Acreditamos que a beleza deve ser refletida também na ciência. Por isso, o Prêmio Dermatologia + Inclusiva nasce do nosso compromisso em ampliar o olhar da dermatologia para a diversidade da população brasileira”, afirma Nathalia Harnam, Diretora de Comunicação Científica do Grupo L’Oréal no Brasil. Já Eduardo Paiva, Diretor de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa, destaca que “com este prêmio, queremos estimular o avanço científico em direção a uma dermatologia mais representativa, que englobe todos os tons de pele, tipos de cabelo e identidades, refletindo a rica diversidade brasileira”.

Os quatro projetos selecionados deverão atuar em frentes prioritárias da dermatologia: acne e pele oleosa; barreira da pele; couro cabeludo e fibra capilar; e fotoproteção e hiperpigmentação. A seleção será feita por um júri especializado, com anúncio dos vencedores previsto para o início de 2026.

As inscrições podem ser feitas por pesquisadores e estudantes interessados por meio da plataforma oficial do prêmio até o dia 4 de dezembro de 2025. O resultado parcial será divulgado a partir de 23 de março de 2026.

Esta iniciativa reforça o compromisso do Grupo L’Oréal com uma ciência inclusiva e com a promoção da equidade racial e de gênero, valorizando a pluralidade da beleza brasileira e incentivando pesquisas que tragam benefícios reais para grupos historicamente sub-representados na dermatologia.

Conteúdo produzido com dados da assessoria de imprensa do Grupo L’Oréal no Brasil.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 49 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar