Pesquisa da UFSCar investiga relação entre estilos parentais e criatividade dos jovens

Estudo convida jovens de 18 a 25 anos a participarem de questionário online sobre criatividade e autoeficácia criativa

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está investigando a relação entre os estilos parentais e a criatividade, assim como a autoeficácia criativa dos filhos. O estudo, conduzido pela graduanda Ana Luiza Aguiar Franceschini, busca compreender como as formas de interação dos pais com seus filhos influenciam a capacidade destes últimos de produzir ideias originais e a confiança em suas habilidades criativas.

Segundo Ana Luiza, “estilos parentais são as formas como pais lidam com questões de poder, hierarquia e apoio emocional referente a seus filhos”. Já a criatividade é definida como “a habilidade de se produzir algo original e apropriado ao contexto para o qual ele foi pensado”. A autoeficácia criativa, por sua vez, é “a crença que alguém tem de que possui habilidade de produzir respostas criativas”. A pesquisadora destaca a importância desse tema: “a criatividade vem se tornando progressivamente mais importante no mundo, possibilitando crescimento socioeconômico, pessoal e global; assim, a partir da investigação, seria possível desenvolver cidadãos mais criativos e aptos ao mundo contemporâneo”.

O estudo convida jovens entre 18 e 25 anos a participarem respondendo um questionário online, que pode ser acessado pelo link https://bit.ly/3Ssza4f. O tempo estimado para o preenchimento é de aproximadamente 15 minutos. A pesquisa, intitulada “Criatividade, estilos parentais e autoeficácia criativa”, é orientada pela professora Patrícia Waltz Schelini, do Departamento de Psicologia da UFSCar, e conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Para esclarecer dúvidas, os interessados podem entrar em contato com Ana Luiza Franceschini pelo e-mail ana.franceschini@estudante.ufscar.br ou pelo WhatsApp (19) 99920-0210. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 77214724.6.0000.5504).

Essa pesquisa é uma oportunidade para jovens refletirem sobre a influência dos estilos parentais em suas capacidades criativas e para contribuir com um estudo que pode ajudar no desenvolvimento de estratégias para fomentar a criatividade na sociedade. Se você se encaixa na faixa etária e deseja participar, não deixe de acessar o questionário e colaborar com essa importante investigação.

Queremos saber: você acredita que o jeito como seus pais lidaram com você influenciou sua criatividade? Compartilhe sua opinião nos comentários e ajude a ampliar essa discussão!

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 78 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar