Morango do Amor nas Redes Sociais: Como Navegar com Estratégia e Cuidado

A tendência que conquistou o Brasil exige planejamento para evitar riscos à reputação das marcas

Em julho, as redes sociais brasileiras foram invadidas por um fenômeno de audiência: o “morango do amor”, uma iguaria composta por um morango com cobertura de chocolate e aparência de “maçã do amor”. Marcas e usuários queriam embarcar na onda e aproveitar a tendência. Porém, especialistas alertam para possíveis problemas relacionados a essa trend.

Aproveitar as tendências é quase uma obrigação para quem atua nas redes sociais, mas é fundamental ter cuidado com todo o ecossistema envolvido, especialmente na forma como a empresa se comunica. É essencial respeitar a voz da marca. Se uma empresa nunca fez piadas ou aproveitou outras trends, não adianta entrar no “morango do amor” e depois voltar a uma comunicação tradicional, como se nada tivesse acontecido. O respeito à audiência e ao planejamento estratégico previamente desenvolvido deve prevalecer.

Outro ponto de atenção é a expectativa criada. Quando uma trend está em seu ápice, o algoritmo das redes sociais apresenta o conteúdo para milhares de pessoas que não conhecem a marca ou a empresa, o que pode ser favorável ou uma armadilha. Por exemplo, uma lanchonete que se comunica há tempo fazendo piadas e aproveitando a trend pode não vender o morango do amor. Se o conteúdo atingir milhares de pessoas que acreditam que o produto está disponível, a descoberta da negativa pode gerar avaliações negativas e prejudicar a reputação da empresa. Por isso, é imprescindível ter uma estratégia bem definida.

Dados do maior aplicativo de delivery do Brasil mostram que, somente em julho, foram entregues mais de 524 mil unidades do doce, um aumento de mais de 2.490% em relação ao mês anterior. Ou seja, a cada pedido, são vendidas cerca de duas unidades da sobremesa, o que reforça o impacto da tendência no mercado.

Assim, marcas que desejam surfar na onda do “morango do amor” devem agir com planejamento, autenticidade e transparência para garantir que a tendência traga resultados positivos e não prejuízos à imagem.

E

Por Ediney Giordani

Gestor de redes sociais da KAKOI Comunicação

Artigo de opinião

👁️ 55 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar