“Viagem no Livro”: 2.700 livros doados levam esperança ao sistema prisional do Paraná

Projeto apoiado pela Associação Evangelizar É Preciso promove cultura, fé e dignidade nas penitenciárias paranaenses

Com o objetivo de levar cultura, fé e dignidade para dentro do sistema prisional do Paraná, o projeto Viagem no Livro, apoiado pela Associação Evangelizar É Preciso, já doou 2.700 títulos para unidades penais do estado. A iniciativa, que contribui para a remição da pena pela leitura prevista na Lei de Execução Penal, tem ampliado o acesso dos detentos a obras literárias e espirituais, fortalecendo ações educacionais e de reintegração social.

Segundo dados da assessoria de imprensa, a cada mês cerca de 300 livros são entregues em diferentes penitenciárias paranaenses, contemplando uma curadoria diversificada que inclui literatura brasileira e estrangeira, biografias, espiritualidade e outros gêneros. “Há uma grande diversidade de títulos para contemplar os projetos educacionais já existentes no sistema e também atender às preferências individuais dos participantes”, explica Juliane Gonçalves, coordenadora de projetos sociais da Associação Evangelizar É Preciso.

Além da entrega dos livros, o projeto também envolve a presença de voluntários que visitam as unidades para levar atenção, escuta e cuidado, reforçando a valorização da pessoa humana. Juliane destaca que “levar atenção, escuta e presença para dentro das unidades é reafirmar a valorização da pessoa humana em todos os seus aspectos. É enxergar a vida onde o mundo muitas vezes só vê erro”.

Entre os relatos inspiradores trazidos pelos voluntários, está a história de uma detenta que, após concluir o ensino médio, iniciou o curso superior de Biblioteconomia e hoje atua na biblioteca da própria unidade prisional. “São histórias que nos lembram o poder do incentivo certo no momento certo. Muitas vezes, tudo o que a pessoa precisa é de uma chance e alguém que acredite nela”, avalia Juliane.

O projeto nasceu em 2020 com ações pontuais e, desde agosto de 2024, passou a funcionar de forma permanente, em parceria com a Polícia Penal do Paraná. Essa sinergia tem contribuído diretamente para o resgate da autoestima dos detentos e para a construção de novas trajetórias de vida. “Estar presente em um ambiente que nos parece tão inóspito, representando uma instituição social e católica, é acreditar na resiliência e na capacidade de superação do ser humano. Há sim histórias de transformação, de fé renovada e de novas oportunidades acontecendo todos os dias dentro do sistema prisional”, finaliza a coordenadora.

O Viagem no Livro é sustentado por uma rede solidária que envolve empresas, instituições, organizações da sociedade civil, voluntários e a comunidade em geral. A resposta da sociedade tem sido muito positiva, com muitas pessoas desejando participar e contribuir para essa causa que transforma vidas por meio da leitura e da esperança.

Este projeto é um exemplo de como a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de mudança social, especialmente para mulheres e homens que buscam uma nova chance e um futuro melhor. A inclusão de títulos voltados à fé e à espiritualidade também oferece conforto e um senso de propósito durante o encarceramento, reforçando a importância de cuidar do ser humano em sua totalidade.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 63 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar