Estação Feminina em Castro (PR) oferece acolhimento e empoderamento para meninas

Projeto apoiado pelo Grupo Tigre e Casa da Criança promove segurança e autonomia para adolescentes

No mês do Agosto Lilás, dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher, a cidade de Castro, no Paraná, inaugura a Estação Feminina, um novo espaço social voltado para o acolhimento e empoderamento de meninas entre 12 e 17 anos em situação de vulnerabilidade. A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Grupo Tigre, por meio do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), e a Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcelo Quilici, com investimento social de R$ 158 mil. O projeto também conta com o apoio da ENGIE.

Localizada na sede da Casa da Criança, a Estação Feminina tem como objetivo oferecer um ambiente seguro, humanizado e estruturado para promover a autonomia das adolescentes, além de facilitar o acesso à rede de apoio e atendimento para a superação e combate às violências, bem como a prevenção da gravidez precoce. O espaço oferecerá oficinas, rodas de conversa e acompanhamento psicossocial, entre outras atividades que visam fortalecer vínculos e incentivar as meninas a reconhecerem seu valor e buscarem novas possibilidades de vida.

A inauguração está marcada para o dia 20 de agosto, às 13h30, na Casa da Criança. No mesmo dia, às 10h, será realizada uma palestra gratuita na Câmara Municipal de Castro com Conceição de Maria, cofundadora e superintendente geral do Instituto Maria da Penha, referência nacional no enfrentamento à violência doméstica e de gênero. A palestra abordará direitos das mulheres, canais de denúncia e o papel da sociedade na prevenção da violência. Interessados devem confirmar presença por meio do site disponibilizado pela organização.

Suzian Cristine Fidelix Bavoso, coordenadora da Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcelo Quilici, destaca a importância do projeto: “A Estação Feminina é um sonho antigo que se concretiza graças ao apoio de parceiros comprometidos com a transformação social. Sabemos o quanto a escuta qualificada, o acolhimento e o fortalecimento de vínculos são fundamentais para romper ciclos de violência.”

Julio Cesar Franco, executivo do Instituto Carlos Roberto Hansen, reforça o compromisso social da iniciativa: “Acreditamos que o desenvolvimento social começa pelo fortalecimento das pessoas. A Estação Feminina é uma entrega concreta nesse sentido, um espaço de escuta, acolhimento e oportunidade. Por meio do ICRH e do programa Parcerias do Bem, nosso compromisso é apoiar iniciativas que gerem impacto real na vida das comunidades, especialmente das mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade.”

O Instituto Carlos Roberto Hansen, braço social do Grupo Tigre, atua desde 2003 com foco na formação de crianças e adolescentes, investindo em educação, esporte, cultura, saúde e saneamento básico. Em mais de duas décadas, já destinou R$ 88 milhões para cerca de 7,7 mil projetos, beneficiando quase 8 milhões de pessoas.

Essa iniciativa em Castro representa um importante passo para a promoção dos direitos das meninas e para o fortalecimento da rede de apoio às mulheres, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e segura.

Conteúdo produzido com dados da assessoria de imprensa.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 95 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar