Salão do Turismo destaca 70 rotas com apoio de pequenos negócios e artesãos brasileiros
Evento em São Paulo reúne experiências turísticas únicas e promove o protagonismo feminino e comunitário
Nos dias 21, 22 e 23 de agosto, o Salão do Turismo, realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, se transformou em uma verdadeira vitrine nacional para os pequenos negócios do setor turístico. Com o incentivo do Sebrae, 70 micro e pequenas empresas, além de 55 artesãos, apresentaram rotas e produtos turísticos que valorizam a diversidade cultural, natural e gastronômica do Brasil.
Segundo dados da assessoria de imprensa, o Sebrae tem atuado por meio de uma rede de Agentes de Roteiros Turísticos (ARTs) espalhada pelo país, auxiliando destinos a estruturarem rotas, roteiros e experiências que dão protagonismo aos pequenos empreendedores locais. A analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Germana Magalhães, destaca que o evento é uma oportunidade para esses negócios acessarem tanto o mercado consumidor final (B2C) quanto operadores turísticos (B2B), fomentando conexões e negócios.
A programação do evento foi organizada para apresentar as rotas em três temas distintos ao longo dos dias: o primeiro dia focou em experiências ligadas à natureza e sabores locais; o segundo, em cultura, história e diversidade; e o terceiro, em sabores, aventura e cultura.
Um exemplo de inovação no turismo apresentado foi a Rota dos Pireneus – Queijos e Vinhos de Goiás, conduzida pela agência “Elas Aventura”, formada por uma equipe 100% feminina especializada em turismo off-road. A sócia fundadora Arêda Marcório ressaltou o orgulho em apresentar uma rota próxima, que destaca histórias de empreendedorismo feminino e experiências em vinícolas, queijarias, fazendas, trilhas e cachoeiras na região de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás.
Outro destaque foi a Agência Andarilhos Viagens e Turismo, de Mucugê (BA), que apresentou as rotas especiais da Chapada Diamantina. O empresário Dourival Júnior ressaltou a importância da estruturação das rotas para atender a um público cada vez mais exigente e a contribuição do Sebrae para essa preparação.
O turismo como instrumento de conscientização também ganhou espaço com a Rota da Liberdade, que promove imersões culturais em quilombos de São Paulo. A microempreendedora Solange Barbosa destacou que a rota funciona como uma ferramenta antirracista e impulsiona o desenvolvimento econômico das comunidades negras, atraindo escolas para o turismo pedagógico e empresas interessadas em ações de diversidade.
Além das rotas, o estande do Sebrae contou com a presença de 55 artesãos de diversas regiões do país, que exibiram peças carregadas de saber e tradição. Entre eles, o artesão Janduy Baccarini Costa, conhecido pelo trabalho com madeira de reaproveitamento, levou tábuas para frios, facas, espátulas e itens decorativos. Aos 71 anos, ele participa pela primeira vez do Salão do Turismo com o objetivo principal de divulgar sua arte, além de realizar vendas.
O Salão do Turismo, portanto, não só promove o turismo nacional, mas também fortalece o empreendedorismo feminino, a valorização cultural e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, mostrando que o turismo pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social e econômica.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA